Saiba quantas horas você deveria dormir, por dia, de acordo com a sua idade

Das 24 horas que temos por dia, pelo menos oito deveriam ser destinadas ao sono. É dormindo que o corpo faz uma “limpa” no organismo e acumula energia o suficiente para o dia seguinte. Hoje, Dia Mundial do Sono, especialistas reforçam a importância de um bom descanso.

— É o período em que o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (como o do crescimento, a insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura — lista Renato Calil, pneumologista e especialista em medicina do sono do hospital Caxias D’Or.

Não dormir o mínimo necessário por noite traz inúmeros prejuízos para o corpo e a mente, como explica Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono:

— As pessoas estão dando pouca importância para o assunto e estão dormindo menos do que o necessário. É preciso respeitar o tempo de descanso do organismo. Caso contrário, isso gerará consequências imediatas, como irritabilidade, falta de concentração, alteração dos reflexos, e, em médio prazo, ganho de peso, hipertensão, diabetes e envelhecimento precoce.

Uma das maneiras de regularizar o sono e garantir o mínimo necessário para a manutenção da saúde, é deitar e se levantar sempre no mesmo horário, até mesmo nos fins de semana. Deixar o quarto escuro, silencioso e em temperatura amena (no máximo 25 graus) também ajuda. Levar eletrônicos para a cama deve ser evitado, pois a luz desestimula o sono.

As bebidas alcoólicas e aquelas que levam cafeína devem ser tomadas seis horas antes de ir deitar, assim como a última alimentação precisa ser ingerida com duas horas de antecedência.

Veja mais no Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.