Sonda espacial vai medir sinais vitais de Marte

Se tudo correr como programado, a NASA lançará neste sábado uma nova sonda robótica para estudar Marte.

A sonda InSight, sigla em inglês para “Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodesia e Transporte de Calor”, será a primeira missão dedicada a explorar o interior profundo de Marte, incluindo um sismógrafo, o primeiro dispositivo deste tipo enviado para medir terremotos no solo de outro planeta.

O objetivo primário da missão é entender a formação e a evolução de Marte. O objetivo secundário é determinar o nível de atividade tectônica do planeta.

“De certa forma, a InSight é como uma máquina do tempo científica que trará de volta informações sobre os primeiros estágios da formação de Marte, 4,5 bilhões de anos atrás. Isso nos ajudará a aprender como corpos rochosos se formam, incluindo a Terra, sua lua e até mesmo planetas em outros sistemas solares,” disse Bruce Banerdt, líder científico da missão.

A sonda espacial carrega um conjunto de instrumentos de alta precisão, e esses instrumentos exigem um módulo estacionário – em vez de um robô – a partir do qual eles podem ser cuidadosamente colocados sobre e abaixo da superfície marciana.

A plataforma da InSight é muito similar ao módulo de pouso que a missão Phoenix usou para estudar o gelo de Marte, perto do pólo norte do planeta, em 2007.

Saiba mais no site Inovação Tecnológica

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.