WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

Aplicativos de celular e PC impõem novo limite de contatos para encaminhar mensagens. Boatos e mortes violentas são a causa do novo recurso.

Paulo Alves

WhatsApp passou a restringir o encaminhamento de mensagens no Brasil. As versões do app para Android, web e PC (Windows) do mensageiro permitem encaminhar textos, fotos e vídeos para, no máximo, 20 pessoas simultaneamente. Antes, o limite era de mais de 200 contatos. Os aplicativos do para macOS e iOS ainda não trazem a novidade para brasileiros, mas a mudança já aparece para alguns usuários de iPhone no exterior. De acordo com o WhatsApp, a nova função “está sendo gradualmente liberada para todos os usuários”.

A limitação para encaminhar mensagens foi anunciada pelo WhatsApp em julho deste ano como medida para combater as fake news. A restrição teve início na Índia, país que registrou mais de 20 mortes nos últimos meses ligadas a boatos que circularam no mensageiro. A restrição por lá é mais severa: quem quiser repassar conteúdo pode escolher apenas cinco contatos da agenda.

Saiba mais no Techtudo

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.