12 alimentos que ajudam a combater crises alérgicas

Durante mudanças constantes de temperatura, as alergias respiratórias tendem a aparecer. Aprenda a potencializar o sistema imunológico por meio da alimentação

Mudanças bruscas de temperatura são o estopim de diversas alergias, como rinite e asma. Por exemplo, a chegada da primavera, pode trazer irritações devido ao pólen, que começa a se proliferar. Já no outono, o clima seco provoca adversidades respiratórias. Para se blindar das alergias, listamos alguns alimentos com vitaminas e minerais capazes de melhorar nossa imunidade. Confira e adicione boas porções na dieta.

1 Mel artesanal ou orgânico
O mel industrializado não tem os mesmos poderes dos produtos feitos em pequenas produções e sem adições conservantes. Dentre os benefícios, estão o ferro e o cobre que têm ação antimicrobiana, e os flavonoides que são antioxidantes. Por ser um produto das abelhas polinizadoras, é possível que o seu corpo se torne mais tolerante ao polén com o consumo frequente.

2 Peixes
O ômega-3 é um ácido graxo presente em peixes, como atum e salmão que é indicado para a saúde cardiovascular e para a visão. Falando de imunidade, um estudo alemão publicado no periódico acadêmico European Journal of Clinical Nutrition afirma que a ingestão do composto ajuda a diminuir os riscos de febre.

3 Pimentões e cebolas
A quercetina é um flavonoide que ajuda a combater e reduzir reações histamínicas. Além disso, substância tem ação anti-inflamatória, anticarcinogênica e antiviral.

4 Frutas vermelhas
Além de conter muitas vitaminas, as frutas vermelhas, em geral, possui ação antioxidante, o que opera no combate aos radicais livres presentes no organismo. Além disso, o morango, por exemplo, possui vitamina C, que ajuda a manter as reações alérgicas sob controle.

5 Gema de ovo
Você já ouviu falar que os nutrientes dos ovos estão todos concentrados na gema? Enquanto a clara é responsável pelo fornecimento de proteínas, a parte amarelada contém as gorduras boas e vitamina D, que podem ser aliadas das funções pulmonares.

6 Kiwi
Muitos pensam diretamente nas laranjas como fonte principal de vitamina C. Mas, lembre-se que o kiwi é rico neste micronutriente capaz de combater às reações histamínicas no corpo. A fruta também é aliada dos tratamentos contra tosse e espirros.

7 Iogurtes com lactobacilos
Os alimentos com probióticos são ótimos para combater alergias, uma vez que essas pequenas susbtâncias vivas ajudam a reduzir inflamação corporal e também fazem com que o nosso corpo fique mais resistente ao que pode nos causar alergias.

8 Abacaxi
A fruta contém uma enzima chamada bromelaína, capaz de reduzir a irritação causada por doenças alérgias, como a asma. Além disso, a presença da vitamina C nos abacaxis também é benéfica ao sistema imunológico.

9 Nuts e sementes
Assim como os peixes, algumas castanhas são ricas em ômega-3, elemento que ajuda na prevenção de doenças. Além disso, elas são um pacote completo de minerais. A aveia, por exemplo, é rica em selênio, que ajuda a inibir reações alérgicas.

10 Brócolis e couve-flor
O brócolis e a couve-flor possuem alta conentrações de flavonoides e quercetina, capazes de combater a inflamação do organismo e blindar o sistema imunológico.

11 Maçãs
Um ditado inglês afirma que “uma maçã por dia, mantém os médicos longe”, uma vez que os agentes antioxidandes da fruta ajudam a proteger os pulmões e favorecem a capacidade respiratória. O alimento pode ajudar o tratamento da asma e outras doenças crônicas.

12 Folhas verde-escuro
As folhas mais escuras como espinafre e couve contêm magnésio, que ajuda na contração e relaxamento dos músculos, inclusive aqueles que participam do mecanismo respiratório. Além disso, esse tipo de alimento está ligado às ações anti-inflamatórias no organismo.

Casa e Jardim

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.