AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Campanha orienta população sobre coleta e acondicionamento de lixo nas ruas de Macapá

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira, 2, uma intervenção para sensibilizar os moradores sobre a coleta e a forma correta do acondicionamento do lixo. A campanha ganhou as vias da capital e começou na Rua Leopoldo Machado com a Av. Feliciano Coelho, no Centro, e seguirá para outros pontos, conforme cronograma.

Personagens como a garrafa PET, mosquito Aedes aegypti, pneu e rato participam da campanha para enfatizar que o descarte incorreto de lixo nas ruas provoca um impacto grande ao meio ambiente, e o mais prejudicado pela ação humana é o próprio homem. Uma garrafa PET de quase 4 metros foi utilizada para fazer a demonstração do transtorno que a embalagem plástica traz se jogada indevidamente em vias públicas.

“Ela demora cerca de 400 anos para se decompor, é o maior desafio ambiental que temos do século XXI. Ela entope bueiros, canais, gera doenças. A população precisa ter consciência de que precisa ser responsável pela destinação do seu lixo”, enfatizou o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.

Foram entregues panfletos com informações sobre os horários da coleta do lixo em todos os bairros. Também foi divulgado o Disk Denúncia da Semur, por meio do 99970-1078, onde a população pode ligar e enviar denúncias via WhatsApp, com fotos e vídeos; a identidade é resguardada. Além disso, foi entregue uma sacolinha denominada lixocar, para não jogar os resíduos nas ruas.

A ação contou com o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Nesta quarta-feira, 3, a intervenção continuará na rodovia Tancredo Neves, das 16h às 17h. “Sei que com o período do inverno amazônico o cuidado com o lixo deve ser redobrado. O lixo é um dos maiores responsáveis pelos alagamentos nas cidades, entope bueiros e canalizações, além de causar doenças e perdas materiais. Temos que zelar e cuidar da nossa cidade”, disse a aposentada Ester Duarte, que parabenizou a ação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: