Ficou desempregado. E agora?

Conheça cinco ações que podem te ajudar neste momento. Entre as dicas, é importante cuidar da saúde mental e da autoestima

“Trabalho em nossa cultura é algo muito importante, porque dá lugar, voz e espaço social. As pessoas passam as horas úteis do dia nele. Alguns mais que oito, nove, 10, 14 horas diárias. Logo, posso imaginar como você está se sentindo neste momento. Mas preciso dizer: Você não é seu desemprego. Você não é o feedback que recebeu. Você não é este momento. Você ‘está’, mas tudo o que ‘está’ pode mudar”. O recado é de Paula Boarin, coach de carreira. Ela enfatiza que, nesta fase, é a “hora de refletir, analisar e repensar suas estratégias”.

Assim, para ajudar o profissional que foi desligado do seu emprego, Paulo Boarin destaca as cinco melhores estratégias que conhece e usa para contribuir com esse momento que milhões de brasileiros estão passando. A coach faz questão de reforçar: “É passageiro”.

1 – CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL E AUTOESTIMA
O emprego pode erroneamente nos conferir uma identidade. Logo, talvez sua autoestima esteja abalada. Para não deixar as

caraminholas crescerem em sua cabeça, recomendo: envolva-se de pessoas alto astral, saia da vibe de ficar acompanhando os acontecimentos da empresa (pode só te fazer mal), busque cursos (pode ser grátis), procure apoio terapêutico (toda faculdade de psicologia oferece clínicas-escola a preços acessíveis – R$ 5, R$ 10 a sessão) e medite. Indico o APP VIVO Meditação, que tem meditação gratuita toda semana. Escute ao final do dia, antes de dormir. Isso vai ajudar no controle da sua ansiedade e na limpeza da sua mente.

2 – ARRUME SEU CURRÍCULO

3 – LINKEDIN:
Organize seu Linkedin pelo seu currículo.

4 – INCREMENTE SUA REDE
Amigos próximos, grupos profissionais, eventos de sua área. É hora de colocar o bloco na rua. Mas cuidado para não sobrecarregar demais as suas redes e contatos.

5 – PENSE EM EMPREENDER
Seja como alternativa, seja como plano de carreira. O mercado pode demorar para absorver você por conta da crise atual. Por vezes, é preciso diminuir o tempo ausente do mercado. Nesses casos empreender te mantém atualizado e na ativa. Exemplo: Sou analista de RH e estou buscando oportunidades no mercado, porém o mercado ainda não me absorveu. Continue buscando vagas e vá traçando seu plano B. O que eu posso vender? Tenho algum conhecimento que consigo vender? Processos de seleção, treinamento, desenho de processos de RH, correção de testes? Kit básico: Abra um MEI (Microempreendedor Individual). Lembre-se que o CNPJ cancela o direito ao seguro-desemprego!. Faça uma logo, uma identidade visual, fotos profissionais, um planejamento simples de empresa, página no Facebook, Instagram e Linkedin. Claro, tudo no “sistema enxuto”, com o mínimo de investimento possível. Crie um produto ou produtos. Precifique e tenha uma proposta-base feita. Apareça para o público. Comece a produzir conteúdo nas mídias. Elaborar conteúdo é mostrar por meio de posts, artigos e vídeos o que você sabe fazer. Presença constante ajuda a criar autoridade. Busque seus clientes: parceiros para negócios, empresas que você deseja trabalhar… Vá a eventos onde possa mostrar seu trabalho. Você só precisa de um sim (pense nisso quando os nãos vierem).

OUTRA DICAS

Para saúde mental

APP VIVO MEDITAÇÃO: Toda semana tem uma meditação grátis.

Cursos gratuitos

Busque os movimentos de sua cidade. Tem muita coisa gratuita acontecendo em faculdades, coworkings, empresas etc.

FGV ON-LINE: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

SEBRAE ON-LINE: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/#this

IPED (NA ABA CURSOS GRÁTIS): https://www.iped.com.br/cursos-gratis/fotografia-e-video

CENTRO PAULA SOUZA: http://mooc.cps.sp.gov.br/#lista-cursos

Bons conteúdos gratuitos

Viver de blog: https://viverdeblog.com/

Me poupe: https://www.youtube.com/channel/UC8mDF5mWNGE-Kpfcvnn0bUg

Soap:http://soap.com.br/downloads/

Erico Rocha: https://www.youtube.com/user/ignicaodigital

Estado de Minas

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.