Sabe o que são nutracêuticos? Eles podem colaborar para sua saúde

O consumo deles pode ser benéfico, pois nem sempre ingerimos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo

Paula Filizola

Cada alimento tem um valor nutricional dependendo da sua composição. Alguns são mais importantes para o funcionamento do corpo. Outros, menos. No entanto, a maioria das pessoas não sabe exatamente os nutrientes que está ingerindo nem em qual quantidade. Nesses casos, é possível manipular os chamados nutracêuticos, vitaminas e minerais encontrados na alimentação mas, que, depois de um processo de manipulação, ficam concentrados em cápsulas.

Para ficar mais claro, pense no tomate. O seu composto bioativo é o licopeno. O ômega 3 é dos peixes e o betacaroteno, das cenouras e beterrabas. Já o composto bioativo da uva é o resveratrol. Eles são considerados nutracêuticos.

Segundo Flávia Ribeiro, farmacêutica da Quality Farmácia de Manipulação, em Brasília, o consumo de nutracêuticos ajuda a suprir necessidades do organismo, proporcionando vários benefícios à saúde, entre eles a prevenção de doenças. “Muitas vezes, na alimentação diária, não ingerimos toda a quantidade necessária de nutrientes para o nosso organismo. Entra aí a suplementação feita pelos nutracêuticos”, explica a especialista.

Veja mais no Metrópoles

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.