Academia ao ar livre do Araxá recebe novos aparelhos

A academia ao ar livre do Araxá está de cara nova. É que a Prefeitura de Macapá realizou a substituição de todos os aparelhos, possibilitando a realização de novos exercícios. Ao todo, o Município adquiriu 20 academias, entre as modalidades adulto, infantil e cadeirante. As atividades são orientadas por educadores físicos ou fisioterapeutas, que, diariamente, fazem uma série de atividades como aeróbica, orientação na prática com os aparelhos, alongamento, entre outras.

Seis novas academias já foram instaladas e estão prontas para uso, uma no balneário da Fazendinha, uma nos conjuntos São José e Açucena, uma na academia infantil no Complexo Macapá Criança, no bairro Pedrinhas, uma na Praça Radialista Agostinho Nogueira de Souza, no Cidade Nova, e outra no canteiro central da Rua Benedito Lino do Carmo, no bairro Congós. Além das novas e do Araxá, a Secretaria Municipal de Saúde já possuía em funcionamento as academias da zona norte (localizada na entrada da Rodovia do Curiaú) e Santa Inês, que também receberão novos aparelhos.

“Os novos aparelhos permitem que a gente realize outras séries de exercícios, buscando diversificar o treinamento dos nossos usuários e também conseguir novos participantes. A prática regular da atividade física traz inúmeros benefícios, e, nesse sentido, é que orientamos diariamente nossos usuários”, declarou a educadora física Arlete Pantoja.

A instalação das academias está acontecendo gradativamente. Os aparelhos, que visam melhorar a condição física, a qualidade de vida e a saúde das pessoas, não possuem peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de alongamento e musculação, adaptando-se ao peso do corpo de cada um.

Para uma boa utilização, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, pede que a população zelo pelos equipamentos. “As academias atuam na saúde preventiva e atraem cada dia mais adeptos por serem práticas e de fácil acesso. Por isso, é fundamental que a população zele por esses espaços. Na academia do Araxá, por exemplo, alguns aparelhos estavam quebrados por ação de vândalos”.

As academias ao ar livre são indicadas para pessoas acima de 13 anos até a melhor idade, que são os que perdem naturalmente a força muscular com o passar dos anos. Os interessados em iniciar uma vida mais saudável podem procurar qualquer uma das 10 academias em funcionamento, das 7h às 10h e das 16h às 20h. As modalidades de exercícios funcionam em sistema de rodízio, de acordo com a programação de cada academia.

Jamile Moreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.