Ouça "Episódio 35 - Notícias da Amazônia ao vivo com Lívia Almeida" no Spreaker.

Os tipos de menopausa e dicas para amenizar sintomas negativos

Informações são importantes para mulheres de todas as idades, pois é uma consciência que devemos ter desde muito cedo

Roberta Struzani

A menopausa é um evento biológico espontâneo e natural, que se refere ao último período menstrual do ciclo de desenvolvimento feminino, tempo em que a capacidade reprodutiva da mulher finda.

A palavra menopausa significa “dar um tempo na menstruação”. Há diferentes tipos de menopausa, mas, em todos, seus sintomas devem ser naturais e não prejudiciais.

Neste artigo, você acompanhará todos os sintomas que ocorrem no corpo neste período e saber de que forma pode evitá-los.

Essa matéria é para mulheres de todas as idades, e não só para quem já alcançou a menopausa ou recebe os sinais do corpo, pois é uma consciência que todas nós, mulheres, devemos ter desde muito cedo.

Deve ser uma filosofia de vida do modo como interpretamos nossa natureza.

TIPOS DE MENOPAUSA
MENOPAUSA IATROGÊNICA
Trata-se do cessar da menstruação devido à remoção cirúrgica dos ovários, quimioterapia ou radiação, como após tratamento de câncer, por exemplo.

Relato de uma paciente com menopausa iatrogênica:
No último mês chegou uma paciente minha que tinha realizado tratamento comigo há uns 4 anos, pois teve câncer de mama, passou por quimioterapia que antecipou sua menopausa.

Mês passado então ela voltou a menstruar. Ficou sete dias sangrando, com todos os sintomas da menstruação, como cólicas menstruais, TPM e inchaço, e entrou em desespero achando que poderia ter voltado um câncer.

Os médicos mandaram ela fazer exames às pressas e, no fim, era nada mais nada menos que o corpo dela voltando a funcionar.

O que aconteceu porque ela estava participando de muitas vivências do feminino, fazendo viagens de lazer para o exterior, inclusive deixando o namorado em casa enquanto viajava mundo afora.

Se permitindo a liberdade de viver sem restrições, se amando e alimentando seu feminino, ela teve um sinal do corpo e voltou a menstruar novamente.

Agora, o que precisamos descobrir é se a menstruação dela deu um sinal de vida por talvez agora o corpo realmente estar entrando na menopausa natural dela, ou se foi simplesmente pelo reforço positivo da mente que fez o corpo voltar a funcionar.

Veja também:

No Brasil, 18 mil ocorrências de Roubo de Cargas em 2019, revela pesquisa

Comerciantes do Amapá discordam do bloqueio decretado pelo governo

Conheça as melhores casas de apostas online no Brasil

MENOPAUSA PRECOCE
Quando a menstruação cessa antes da idade comum, cuja referência é de 40 a 50 anos, essa manifestação pode acontecer por:

  • doença autoimune
  • alterações genéticas
  • medicação forte
  • exposição a radiações
  • cirurgias que interfiram de alguma forma na fisiologia da menstruação
  • forma idiopática, ou seja, sem causa definida

Nestes casos, é muito comum ter um fundo emocional, no qual o corpo reage de acordo com a mente, porque já se acha velha demais, madura demais.

Isso acontece, por exemplo, quando a mulher precisou abdicar de sua infância, de suas alegrias e prazeres para assumir responsabilidades logo cedo.

Algumas vezes, até mesmo é a filha que passou a cuidar dos pais, perdendo o senso comum de hierarquia, gerando revolta inconsciente e degradando o ciclo natural feminino do corpo.

Esta é a explicação metafísica da questão que observo na prática clínica

quando uma mulher tem características muito mais yang
Ou seja, quando tem qualidades muito ligadas à energia masculina, como ser autoritária, mandona, viciada em trabalho, “senhora-dá-conta-de-tudo”, racional, estrategista.

Nestes casos, o cérebro acaba por se comportar como um cérebro masculino, chegando até a produzir maior dosagem de hormônios masculinos.

Com isso, o corpo vai parando de ciclar direito, cessa os hormônios femininos e desregula o funcionamento dos ovários, como se atrofiassem.

Também por esse motivo a menopausa pode chegar mais cedo, pois o corpo já não se reconhece mais como feminino, mas, sim, como o paizão da casa, o chefe da família, o senhor presidente do seu próprio mundo.

Menopausa precoce é um pedido do corpo para que a mulher seja mais meiga, para que sinta mais prazer na vida, leve a vida com mais leveza.
Aprenda a delegar, a colocar cada qual com uma função, mesmo que seja em casa.

Para que se sinta menos sobrecarregada, se permita ser frágil, chorar, pedir colo. Para que seja mulher.

PRÉ-MENOPAUSA
Quando se inicia uma elevação gradual dos níveis de hormônio folículo estimulante (FSH), aproximadamente aos 40 anos, é a fase pré-menopausa.

Neste momento, começa uma fase natural de diminuição da atividade ovular, com a consequente produção de estrogênio que é realizada neste órgão.

Alguns sintomas, muitas vezes, já aparecem, como: menstruação irregular; suores noturnos; ondas de calor que começam de repente e sem motivo; irritabilidade, tristeza, ansiedade e flutuações de humor; insônia, ou sonos de menor qualidade.

Assim como diminuição da libido e da lubrificação; pele menos elástica e firme; cabelos menos sedosos; perda de força da musculatura em geral e, inclusive, do assoalho pélvico, podendo apresentar alguns graus de incontinência urinária; e diminuição da potência do orgasmo.

Mas, calma! Continue lendo o artigo que, mais para frente, vou trazer algumas dicas de como reverter todo esse quadro.

Veja mais no Metro Jornal

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: