Implementos agrícolas podem garantir melhor preparo do solo

A principal função dos arados é o proporcionar condições ideais de aeração, infiltração, armazenamento de água .  

Poder contar com o auxílio de bons implementos agrícolas faz toda diferença durante o trabalho no campo. Isso porque esses equipamentos, que geralmente são acoplados aos tratores, são capazes de estabelecer a dinâmica em relação ao tipo de atividade agrícola que deve ser realizada.

Porém escolher de forma precisa em qual maquinário investir pode ser uma tarefa complicada. Afinal, existem inúmeras possibilidades de materiais que vão fornecer mecanismos para o desempenho agrícola mais rápido e pontual.  

Além disso, saber dimensionar, manusear os implementos e conhecer o solo fazem toda diferença. Para atividades como preparo, adubação, implantação da cultura e colheita, por exemplo, é preciso que conheça, também, a região e a cultura de sua área rural. Sendo assim, reunimos algumas características de um dos principais implementos agrícolas no cuidado com o solo, os arados. 

Antes de realizar a compra de aradosvocê precisa saber que são eles responsáveis por operar nas camadas iniciais do solo, ou seja, o local onde as plantas vão se desenvolver. Dessa maneira, a principal função dos arados é o proporcionar condições ideais de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.

No mercado, existem várias opções de perfuradores de solo à venda, que, usualmente, se dividem entre as modalidades de discos ou de aivecas. 

O primeiro diz respeito ao corte, elevação e mobilização da leiva. Eles levam esse nome pela composição de discos, colunas e cubos. Na hora de fechar um negócio, avalie bem o solo de sua produção, já que há discos lisos, para solos arenosos, e discos com bordas recortadas, para áreas argilosas e com maiores quantidades de palhada. 

Os arados de aiveca levam esse nome por terem superfície retorcida, sendo responsável por elevar, torcer e inverter parcialmente a leiva já cortada. Além disso, esse tipo de modalidade é a mais indicada para adubação de cobertura. Afinal, ele não precisa de peso, como o de discos, para penetração no solo.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.