AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Hubble registra incrível imagem do verão em Saturno

Mudanças na atmosfera, anéis e duas luas estão bem visíveis nesse clique feito a 1,35 bilhão de quilômetros de distância


Renato Mota

Pesquisadores do Goddard Space Flight Center, da Nasa, aproveitaram as lentes do telescópio espacial Hubble para fazer uma foto incrivelmente nítida de Saturno a 1,35 bilhão de quilômetros de distância. A imagem registra o verão no hemisfério norte do planeta, e ajuda cientistas a descobrir novos detalhes sobre o gigante gasoso.

A atmosfera de Saturno é composta principalmente hidrogênio e hélio, com a cor marrom-amarelada fruto de traços de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos. Na imagem do Hubble, é possível ver uma neblina avermelhada sobre o hemisfério norte, que os astrônomos acreditam ser causada pelo aquecimento vindo do aumento da luz solar.

Veja também:
Amapá tem 35.364 casos confirmados, 2.534 em análise laboratorial, 23.927 pessoas recuperadas e 556 óbitos
Em casa: saiba como melhorar o rendimento nos estudos durante a pandemia
Polícia Federal combate fraude previdenciária no Amapá

“É incrível que, ao longo de alguns anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno”, afirma a pesquisadora da Nasa Amy Simon. O calor do verão pode ter alterado a circulação atmosférica no planeta, ou talvez removido aerossóis gelados da atmosfera. Outra teoria é que o aumento da luz solar está alterando a quantidade de névoa fotoquímica produzida. Por outro lado, o polo sul, agora visível, tem uma tonalidade azul, refletindo as mudanças causadas pelo inverno.

Veja mais no Olhar Digital

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: