EUA: Correios alertam para risco de atraso em contagem de votos

Eleição presidencial ocorrerá em 3 de novembro

Antes de uma eleição presidencial na qual até metade dos eleitores dos Estados Unidos pode enviar os votos pelos correios, o Serviço Postal está alertando alguns estados sobre a necessidade de proporcionar mais tempo para a contagem das cédulas.

O Serviço Postal disse que em ao menos três deles – Michigan, Pensilvânia e Washington – existe um “risco considerável” de os eleitores não terem tempo suficiente para preencher e enviar seus votos respeitando as leis estaduais atuais, que permitem que os cidadãos solicitem cédulas a poucos dias da eleição.

O Serviço destaca a possibilidade de um número significativo de votos para a eleição presidencial de 3 de novembro não ser contado se as cédulas forem devolvidas muito tarde.

“As autoridades eleitorais estaduais e municipais precisam entender e levar em conta nossos padrões operacionais e cronogramas recomendados”, disse a porta-voz do Serviço Postal, Martha Johnson.

Veja também:
Vagas de emprego do Sine Macapá para 14 de agosto com inscrições pela web
Universidade de Coimbra está com inscrições abertas para brasileiros pelo Enem
Amapá tem 39.015 casos confirmados, 2.645 em análise laboratorial, 27.239 pessoas recuperadas e 609 óbitos

As autoridades eleitorais têm corrido para se prepararem para uma avalanche de votos pelos correios, já que os norte-americanos estão evitando aglomerações devido à pandemia de covid-19, que levou muitos estados a facilitarem esta modalidade de votação.

O próprio Serviço Postal foi arrastado a uma batalha política.

O presidente Donald Trump, que aparece atrás do rival democrata Joe Biden em pesquisas de opinião, rejeita uma votação postal em larga escala, dizendo sem provas que ela pode levar a uma fraude. Biden e outros democratas acusam Trump de tentar desestimular o voto pelos correios por acreditar que isso aumentaria as chances de ele se reeleger.

Especialistas eleitorais dizem que a votação postal é tão segura quanto qualquer outro método.

Reuters

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.