Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições para alunos do ensino médio

A competição é uma iniciativa da Samsung 

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. A competição é uma iniciativa nacional do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que em 2021 acontece em 35 países. Alunos e educadores do ensino médio da rede pública são desafiados a desenvolver soluções criativas para demandas locais por meio de projetos tecnológicos e/ou científicos.  

A inscrição ficará disponíveis até 30 de junho no site do programa e é de responsabilidade do professor, ou professora, orientador(a) do grupo. Para participar, será preciso montar uma equipe de 3 a 5 participantes matriculados numa mesma turma/classe em que o professor mentor lecione. Os professores devem ser das áreas de biologia, física, química e matemática.

O projeto deve ser enviado pelo responsável por cada grupo e deverá executado por meio da abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Aos estudantes é oferecido até a finalização dos projetos um ambiente formativo com mais informações sobre abordagem STEM, conhecimento científico e trabalho em equipe. No site da competição, é possível encontrar materiais e cursos que ajudam os docentes nas aulas e execução dos projetos.

Premiação

As escolas dos três primeiros colocados receberão uma smart TV como prêmio. Os ganhadores no primeiro lugar recebem também um smartphone Galaxy cada. Quem ficar no segundo lugar recebe um tablet e no terceiro um Smartwatch (relógio inteligente) Samsung Active. As equipes finalistas e semifinalistas também receberão premiações. 

No Brasil, O Prêmio Respostas para o Amanhã é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional, com coordenação geral do CENPEC Educação – Centro de Estudos e Pesquisa. Já participaram 62.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos.

Fonte: Agência Educa 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.