Caminhada: entenda os benefícios dessa atividade física

Especialistas explicam pontos positivos da atividade para o corpo e para a mente

Uma das atividades físicas mais comuns, conhecida por não precisar de equipamentos e poder ser realizada em diversos lugares, é a caminhada. Em muitos pontos da cidade, é possível ver as praças cheias de pessoas caminhando, principalmente pela manhã e ao fim da tarde.

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre atividade física, atualizadas no fim de 2020, recomendam a prática de exercício moderado por 300 minutos semanais. Ou 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação.

Para entender os benefícios da atividade para o corpo e para a mente, o Diário do Nordeste consultou especialistas. O doutor Carlos Alberto da Silva, professor do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o psicólogo Léo Nepomuceno, do Laboratório Cearense de Psicologia do Esporte da UFC, responderam algumas das principais dúvidas.

VEJA A LISTA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
BENEFÍCIOS PARA O CORPO


A caminhada é uma atividade física aeróbica. Carlos Alberto da Silva explica que, por isso, é benéfica para todo o sistema cardiorrespiratório, associada com redução na incidência de eventos cardiovasculares.

“É uma das atividades físicas mais acessíveis para que a população se torne fisicamente ativa”, ressalta Carlos Alberto. O doutor também cita outros impactos positivos da prática para o corpo:

  • Aumento de disposição
  • Melhora da aptidão física
  • Melhora do bem-estar e do humor
  • Impacto positivo na pressão arterial
  • Melhora nos quadros de artrose e artrite,
  • Fortalecimento muscular de membros inferiores
  • Diminuição das dores nas pernas

Veja mais no Diário do Nordeste

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: