19 de fevereiro é dia internacional da baleia

  • Dia Internacional da Baleia [Em 19 de fevereiro de 1986, a IWC (Comissão Baleeira Internacional) proibiu a pesca comercial das baleias em diversos países e, consequentemente, o comércio da carne e outros produtos desses animais. As baleias fazem parte da ordem Cetacea, que compreende mamíferos como baleias, golfinhos e botos. Então, mesmo que haja uma data especial para o mamífero em 23 de julho, o dia de hoje também ganhou um significado especial, levantando a bandeira da importância de conservação do gigante aquático].

Leia também: Começa a temporada de baleias no litoral brasileiro

  • Dia da Liga da Reserva Naval do Brasil [A Liga da Reserva Naval do Brasil é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada por iniciativa de ex-alunos oriundos da antiga Escola de Formação de Oficiais para a Reserva da Marinha e do Centro de Instrução de Oficiais da Reserva da Marinha. A ideia é que os atuais oficiais da reserva não remunerada da MB, formados sob a coordenação dos distritos navais, passem a fazer parte da associação após o desligamento do serviço ativo. O objetivo principal é manter o contato destes militares com a MB. A ideia de criar uma associação surgiu durante as filmagens do documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, quando uma comitiva de antigos alunos visitou o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, em meados de 2016].

  • Aniversário da Lei de Direitos Autorais – Lei nº 9.610/1998 [Dá-se o nome de Direito Autoral — ou direito do autor — ao conjunto de prerrogativas que a lei garante aos criadores de obras intelectuais, com o objetivo de resguardar a exploração de suas criações, que, a princípio, é exclusiva. Ele tem como escopo o indivíduo — autor — que esteja dentro do território nacional, seja ele um brasileiro ou estrangeiro. Esse ramo do direito ainda se subdivide em duas classificações: os morais e os patrimoniais].

  • Nasce, na Polônia, o físico Nicolau Copérnico (19/02/1473), um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Explicou o ciclo das estações do ano e o diferente posicionamento das estrelas nos hemisférios. Também detalhou os movimentos da Terra, Lua e dos planetas. Foi também cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista e médico. Sua principal obra foi publicada somente em 1543, por medo de perseguições religiosas. A obra final era composta por 6 volumes e intitulada “Das Revoluções das Esferas Celestes”, considerada uma das mais importantes do período renascentista e um marco para a revolução científica. Copérnico morreu em 24 de maio de 1543, em Frauenberg. Seus restos mortais estão em um sepulcro sob o maior altar do templo da Catedral de Frombork, norte da Polônia.

  • 1ª. Transmissão em cores da Tv brasileira [A televisão colorida chegou no dia 19 de fevereiro de 1972, e marcou a abertura da Festa da Uva de Caxias do Sul, terra do Presidente da época, General Garrastazu Médici].

  • Dia de São Conrado [Comemorado anualmente em 19 de fevereiro. Esta data é celebrada pela comunidade cristã católica, homenageando a figura de São Conrado, um santo eremita que teria vivido na cidade de Placência, na Itália, durante o século XIV. São Conrado é tido como o padroeiro para a cura das hérnias].
    ……………………………………
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: