Prouni abre inscrições com mudança de regra e maior número de vagas
Participantes das edições 2020/2021 do Enem também poderão participar
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) inicia nesta terça-feira, 22, as inscrições para matrículas referentes ao primeiro semestre de 2022. Além de ser o processo seletivo com maior número de vagas (273.001), as diretrizes do programa foram alteradas e participantes de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se candidatar. As inscrições estarão disponíveis até a próxima sexta-feira, 25, no site https://prounialuno.mec.gov.br/.
Desde 2004, o Prouni possibilita, dependendo da renda dos candidatos, a entrada no ensino superior em faculdades particulares por meio de bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% o valor das mensalidades, e parciais – que pagam até 50%. A classificação dos estudantes é feita com base no desempenho no Enem.
Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto modificando as diretrizes do programa. Pela primeira vez, a pré-seleção dos inscritos vai considerar as duas últimas edições do Enem – 2020 e 2021 – para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do exame, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.
Neste ano, o processo seletivo tem recorde de oportunidades. Serão 273.001 vagas para os candidatos, sendo 181.036 para bolsas integrais e 91.965 parciais. Ao todo estão sendo matrículas em 19.584 cursos de graduação, oferecidos 1.085 instituições participantes.
Quem pode participar do Prouni?
Para concorrer às bolsas integrais do Prouni o candidato precisa comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Além do critério de renda, para participar é preciso ter feito o Enem mais e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas objetivas e não ter zerado a redação.
O estudante também deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Em dezembro de 2021 foi liberada a candidatura para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, mesmo sem bolsa de estudos, desde que se encaixem nos critérios de renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. No entanto, tal mudança só será válida a partir da seleção do Prouni 2022.2.
Cronograma
– Inscrições: 22 a 25 de fevereiro.
– Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada – 2 de março; 2ª chamada – 21 de março.
– Comprovação das informações da inscrição: 1ª chamada – 3 a 14 de março; 2ª chamada – 21 a 29 de março.
– Lista de espera: 4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar); 7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera); 8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).
Fonte: Agência Educa Mais Brasil