Hoje é Dia Internacional de Combate ao Câncer

DIA 8 DE ABRIL DE 2022:

  • Dia Internacional de Combate ao Câncer [A data, criada pela Organização Mundial de Saúde, serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro, bem como outras datas relacionadas].

  • Dia Nacional do Sistema Braille – Lei no 12.266, de 21 de junho de 2010 [Criado em homenagem ao nascimento de José Alvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil, nascido em 8 de abril de 1834 e falecido em 17 de março de 1854, no Rio de Janeiro. O Dia Nacional do Sistema Braille existe no Brasil desde 2010, devido à importância e contribuição de José Alves, para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual. Nascido cego, aos 10 anos de idade estudou em Paris no Instituto Real dos Jovens Cegos, onde aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao retornar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país, recebendo assim, o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”].

  • Dia Mundial dos Ciganos [Esta data foi institucionalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando foi realizado, em 1971, em Orpington (Inglaterra), o primeiro encontro internacional de ciganos, chamado I Congresso Mundial Romani. Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho. Sua cultura é fundamentalmente ágrafa, pelo que o desconhecimento corrobora o preconceito contra a comunidade cigana. As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspectos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nômade].

  • Dia Mundial da Astronomia [Muitos calendários datam o Dia Mundial da Astronomia como 8 de abril, porém não há um documento que oficialize ou justifique a escolha da data. Em alguns lugares do mundo, o Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 10 de maio. A data, segundo algumas fontes norte-americanas, teria surgido a partir de um evento, em 1973, nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais e entusiastas].

  • Dia da Natação [Comemorado em 8 de abril, a data foi criada para ajudar a promover um dos esportes considerados mais completos para o desenvolvimento físico humano, além de ter muitos efeitos benéficos na saúde humana. A natação é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, ficando em quarto lugar, atrás apenas do futebol, vôlei e tênis de mesa. Essa data de 8 de abril já vinha sendo comemorado há alguns anos, instituída pela CBDA em homenagem aos Correios, antigo patrocinador da entidade. Com o fim dos patrocínios e até mesmo a não intenção de renovação, a homenagem ficou sem sentido. Já tramita no Congresso Nacional uma nova data: o dia 2 de agosto, pois registra dois grandes eventos: a primeira medalha olímpica do Brasil com o bronze de Tetsuo Okamoto nos Jogos Olímpicos de 1952 e o primeiro título mundial com Ricardo Prado, em Guaiaquil em 1982].

  • Dia do Correio [No dia 9 de outubro, é celebrado o Dia do Correio, ou Dia Internacional dos serviços dos Correios. E em 1931 foi instituída a atividade postal regular no Brasil com a criação dos Correios-Mores do Brasil. Antes, em 1929, já havia sido elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios. Em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos].
  • Morre o pintor espanhol Pablo Picasso (08/04/1973), autor de quadros como “A Pomba da Paz”, “Guernica”, “Les Demoiselles d’Avignon”, são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do “Cubismo”, um dos mais destacados movimentos de arte do século XX. Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. O artista nasceu a 25 de outubro de 1881, Málaga, Espanha e sua trajetória artística é caracterizada pelo Cubismo, Surrealismo e Expressionismo.

  • Fundação da cidade de Cuiabá (1719), capital do Mato Grosso.

  • Dia de São Pérpétuo [São Perpétuo era bispo e confessor. Nasceu em Tour, na França, por volta de 490. A doutrina cristã crescia bastante nessa época e o santo se tornou bem conhecido por causa do zelo que tinha pelas regras da Igreja. São Perpétuo reconstruiu a Igreja de São Martinho, em Tour. Foi um incansável sacerdote e evangelizador. Organizou o catecismo para as crianças. Mil anos depois, o Papa São Pio X, oficializou o ensino da doutrina para as crianças].
    …………………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: