Hoje é Dia internacional da dança

DIA 29 DE ABRIL DE 2022:

  • Dia da Juventude Operária Católica [Associação civil católica reconhecida nacionalmente pela hierarquia eclesiástica em 1948 como setor especializado da Associação Católica Brasileira (ACB) destinada à difusão dos ensinamentos e da doutrina da Igreja no meio operário].
  • Dia em Memória de Todas as Vítimas de Armas Químicas [Esta data foi instituída na 20ª Sessão da Conferência dos Estados Partes, da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), em 2015. O Dia da Recordação de todas as Vítimas da Guerra Química e assinala-se anualmente a 30 de novembro. O seu objetivo é homenagear todas as vítimas da guerra química e promover o cumprimento da «Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Utilização de Armas Químicas e sobre a sua Destruição» (1993), destacando assim os ideais de paz, segurança e multilateralismo].
  • Dia Internacional da Dança [O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina cofundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril].
  • Nascimento de Olavo de Carvalho em 29/04/1947, em Campinas, São Paulo. Foi um ensaísta brasileiro, polemista e adepto do uso de palavrões e palavras de baixo calão, influenciador digital e ideólogo, que atuou como jornalista e astrólogo. Filósofo autoproclamado, era considerado um representante do conservadorismo radical no Brasil, tendo também expressiva influência na extrema-direita brasileira no governo Bolsonaro, quando conseguiu certa visibilidade e angariar mais discípulos – e muitos críticos. Dentre outros, publicou os livros: A Imagem do Homem na Astrologia (1980); O Jardim das Aflições (1995) O Imbecil Coletivo (1996); O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota (2013). Olavo Luiz Pimentel de Carvalho morreu, aos 74 anos, em Richmond, Virgínia, EUA, em 24/01/2022, sempre negando os benefícios da vacina e a letalidade da pandemia da Covid-19.
  • Nasce, no Rio de Janeiro, Joaquim Osório Duque-Estrada (29/04/1870), autor da letra do Hino Nacional. Ele foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. Seu primeiro livro de poemas foi Alvéolos. Publicou outras treze obras. Conhecido pela autoria da letra do Hino Nacional Brasileiro e sua atividade de crítico literário na imprensa brasileira do início do século XX, era membro da Academia Brasileira de Letras. Osório Duque Estrada morreu no dia 5 de fevereiro de 1927, no Rio de Janeiro.
  • Nasce, em Areias (PB), o pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo (29/04/1843). Considerado um dos mais importantes pintores da nossa história. É o autor da tela “O Grito do Ipiranga”, uma encomenda da família real, para fazer parte do acervo do Museu do Ipiranga. É de sua autoria também as telas “Batalha do Avaí”, “Paz e Concórdia”, “Batalha do Campo Grande”, entre outras. É Patrono da cadeira nº. 24 da Academia Paraibana de Letras. Além de pintor, o artista também foi romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta, filósofo, político e professor brasileiro. O artista morreu em Florença (Itália), em 07/10/1905.
  • Morre o compositor Gonzaguinha, em 29/04/1991, em Renascença, Paraná, após sofrer um acidente de carro na estrada. Gonzaguinha foi um cantor e compositor brasileiro. Autor de grandes sucessos como Sangrando, Eu Apenas Queria Que Você Soubesse, Começaria Tudo Outra Vez e Não Dá Mais Para Segurar – Explode Coração. Seu nome era Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (1945), filho do famoso músico, cantor e compositor Luiz Gonzaga. Gonzaguinha nasceu no morro de São Carlos, no Estácio, Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1945.
  • Dia de Santa Catarina de Sena [A data é uma homenagem à santa católica, considerada doutora e copadroeira da Itália: Catarina de Sena, também conhecida por Catarina de Siena. Juntamente com São Francisco de Assis, Santa Catarina de Sena é padroeira da Itália desde 18 de junho de 1866, e desde 1999 é considerada uma das seis padroeiras oficiais da Europa, eleitas pelo papa João Paulo II. A escolha do dia 29 de abril para comemorar as obras de Santa Catarina de Sena é uma homenagem à data de sua morte, em 1380. A santa morreu aos 34 anos de idade, com um derrame cerebral].
    ………………………………….
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.