Hoje se celebra o Dia do Geógrafo
DIA 29 DE MAIO DE 2022:
- Dia do Geógrafo e do Ibgeano – [Dia 29 de maio comemora-se o dia do Geógrafo, profissão regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86. No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como o Dia do Estatístico – Decreto 76.664, 24/11/1975].
- Dia Mundial da Energia [Data comemorada em 29 de maio. Simplificadamente, a Energia está associada à capacidade de produzir Trabalho ou realizar uma Ação. Nascido no século XIX, este conceito é essencial na física e integra o que se chama de Ciência Moderna. A área da física dedicada ao estudo da Energia é a Termodinâmica. Esta data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis. O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981. Nesta data, em todo o mundo, são organizadas dezenas de atividades de conscientização].
- Dia Mundial do Mar 2022 [O Dia Mundial do Mar celebra-se anualmente na última semana do mês (29/04 este ano) com uma série de festividades promovidas pelos governos e entidades envolvidas, este sob o tema “Novas Tecnologias para uma Navegação mais Verde”. Nesta data, são de destacar as iniciativas desenvolvidas pela Organização Marítima Internacional em torno da proteção da vida no planeta].
. - Dia Internacional da Lontra [Em 29 de maio é celebrado o Dia Internacional da Lontra e no dia 30, o Dia Nacional da espécie. Por isso, maio é conhecido como o mês desses bichinhos].
- Dia Mundial da Saúde Digestiva [O dia 29 de maio foi a data instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. De acordo com a Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema. Sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestório: náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, deficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos].
- Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas [A data faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma Operação de Manutenção da Paz. A mobilização se deu na Palestina, após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir daí, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. O Brasil participa das Missões de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito. Em diferentes regiões do globo, uma força militar de milhares de “capacetes azuis”, liderados pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas (DPKO), atua para resolver conflitos da melhor forma possível: por vias pacíficas].
- Dia de São Maximino [É celebrado em 29 de maio. Também conhecido como São Maximino de Tréves, foi um Bispo da Igreja e um dos principais combatentes, ao lado de Santo Atanásio, do Arianismo que confundiu muitos cristões durante o século IV. Existe uma história popular que caracteriza bem a luta de Maximino contra o imperador ariano de Constantinopla, Constâncio. Na lenda, Maximino caminhava pela floresta e foi atacado por um urso que, impiedosamente, devorou o jumento que o bispo usava para se locomover. Após a cena trágica, de modo firme e inabalável, Maximino teria obrigado o urso a carregar todos os fardos que eram transportados pelo animal que tinha acabado de ser devorado].
……………………………………
(Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.