Hoje se celebra o Dia da imprensa

DIA 1º DE JUNHO DE 2022:

  • Primeiro Culto no Brasil da Igreja Anglicana [Os anglicanos celebram a sua liturgia em terras brasileiras desde 1810, através de várias capelanias espalhadas pelo país e subordinadas à Igreja da Inglaterra. Essas foram as primeiras igrejas não-romanas estabelecidas nestas terras. Entretanto, a igreja voltada especialmente para os brasileiros começou intencionalmente em 1890. Foi nesse ano que dois missionários americanos, Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, organizaram a missão em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O primeiro culto foi realizado na tarde do dia 1° de junho de 1890, Domingo da Trindade].

  • Dia Internacional do Leite [O Dia Internacional do Leite, comemorado em 1º de junho, é um dia criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para reconhecer a importância do leite como alimento global e da indústria do leite também. Ele é celebrado todo dia 1º de junho desde 2001].

  • Dia Nacional da Imprensa [Em 1º de junho, por meio da lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi instituído o Dia Nacional da Imprensa, data escolhida por ser a mesma em que começou a circular o jornal Correio Braziliense no Brasil em 1808. Fundado por Hipólito José da Costa – jornal que expressava críticas ao governo de Dom João e pretendia ser livre da censura imposta pela coroa portuguesa].

  • Nasce, em Alenquer (PA), Janary Gentil Nunes, 1º. Governador do Território Federal do Amapá em 1º de junho de 1912. Militar do Exército, chegou ao posto de Coronel e também foi Deputado Federal pelo Amapá, embaixador na Turquia, presidente da Petrobrás, presidente da Kelson’s, diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Amapaense de Letras. Janary faleceu no Rio de Janeiro no dia 15 de outubro de 1984.

  • Dia de São Justino da Palestina [Flávio Justino, em latim: Flavius Iustinus (100 – 165), também conhecido como Justino Mártir ou Justino de Nablus, foi um teólogo romano do século II, mártir e santo da Igreja Católica, decapitado no ano de 165 e que tem sua festa litúrgica no dia 1º de junho].
    ……………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.