França enfrenta mais um dia de greve geral contra a reforma da Previdência

Estavam previstas cerca de 250 manifestações; serviços de inteligência esperam um total de 1,2 milhão de pessoas nas ruas do país

A França enfrenta nesta terça-feira, 31, mais um dia de intensos protestos contra a reforma da Previdência do presidente Emmanuel Macron, que, após perder a batalha da opinião pública, espera conquistar o apoio do Parlamento. Estavam previstas cerca de 250 manifestações, o que fez o governo mobilizar 11 mil policiais e gendarmes. Os serviços de inteligência esperam um total de 1,2 milhão de manifestantes no máximo. O dia começou com uma greve nos transportes, principalmente no metrô de Paris, nos trens suburbanos da região e nas ferrovias provinciais, onde a frequência era muito baixa. As escolas também amanheceram fechadas e houve queda na produção de eletricidade. Esses protestos acontecem quase duas semanas depois de levar às ruas 1,12 milhão de pessoas, segundo as autoridades – o dobro, para os sindicatos -, os opositores esperam muito mais manifestantes na França, onde a rejeição à atual reforma avança na opinião pública. “Se a primeira-ministra [Élisabeth Borne] não entendeu a mensagem, hoje diremos a ela mais alto, mais forte e com mais gente”, disse o líder sindical da CGT, Philippe Martinez, às mídias BFMTV e RMC. As duas medidas que cristalizam a rejeição da reforma são o adiamento progressivo até 2030 da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos e a antecipação para 2027 da exigência de contribuir 43 anos – e não 42 como agora – para receber uma pensão completa.

Embora o governo tenha pedido à oposição que “enriqueça” o seu projeto durante o processo parlamentar iniciado na segunda-feira, Borne disse que a idade de 64 anos “não é mais negociável”, irritando a oposição de esquerda que pediu uma “moção popular de censura”. O novo dia de protestos pode aumentar a tensão na Assembleia Nacional (câmara baixa), que iniciou na véspera a comissão de revisão da reforma e tem menos de uma semana para debater as 7.000 emendas apresentadas antes de chegar ao plenário na segunda-feira. Com a rejeição da frente de esquerda do Nupes e da extrema-direita já anunciada, o governo espera o apoio do partido de direita Os Republicanos (LR), favorável à reforma, mas dividido sobre suas características. Desde sua chegada ao governo em 2017, Macron, de 45 anos, defende o desejo de “sacudir” o sistema com suas reformas liberais, que por vezes impulsionaram sua imagem de “presidente dos ricos”, como durante o protesto social dos coletes amarelos.

Veja mais no site da Jovem Pan

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.