AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Agentes do Programa Bolsa Família são capacitados pela Prefeitura de Macapá

Nesta quinta-feira, 15, a Prefeitura de Macapá (PMM), por meio da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), capacitou 36 agentes do Programa Bolsa Família (PBF). Com essa qualificação, a Semast irá melhorar o atendimento ao público e deixar os entrevistadores sociais e digitadores dos registros do Cadastro Único do Governo Federal aptos a realizar todos os trâmites cadastrais dos programas.

O treinamento, com duração de 6h, aconteceu na sede da Central do Bolsa Família e foi ministrado pela operadora master, responsável pelo CadÚnico da Semast, Alcione Coelho. O preenchimento correto do CadÚnico e as abordagens das entrevistas com as famílias foram alguns dos temas explanados na capacitação.

“Os beneficiários do Bolsa Família só recebem o benefício federal se estiverem registrados corretamente no CadÚnico. Dessa forma, essa capacitação é fundamental para melhorar o atendimento à população. Diferente do que acontecia em 2012, época em que os beneficiários tinham que dormir na fila para serem atendidos, nesta gestão não existe mais filas e damos um tratamento humanizado a todos”, declarou a coordenadora do Bolsa Família da prefeitura, Eulália Freitas.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. Em dezembro de 2014, o PBF beneficiou 23.081 famílias, representando uma cobertura de 84% da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 187,54, e o valor total transferido pelo Governo Federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 4.328.540 no mês.

Para a agente do PBF, Margaret Smith, a capacitação ofertada pela PMM é extremamente relevante para melhorar o desempenho do programa no município. “Sou agente desde setembro de 2014, e uma qualificação para melhorar nosso trabalho é excelente. Além disso, todos saem ganhando, como os beneficiários e nós, que somos os executores do trabalho”.

Os 36 agentes do PBF treinados pela Semast receberão o certificado nesta sexta-feira, 16. Na ocasião, haverá uma atividade integradora com diversas dinâmicas para promover a interação entre a equipe e encerrar a programação.

Texto e foto: Lilian Monteiro/Asscom Semast

Contato: 99130-5406 / 98141-1697

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: