Educa

Gestores da educação avaliam e traçam metas para o ano letivo 2015

Diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram reunidos durante toda a manhã desta quinta-feira, 29, no auditório do Sebrae-AP, para tratar sobre planejamento, metas, avaliação institucional das escolas, programas e projetos a serem desenvolvidos ao longo deste ano, bem como o acolhimento dos alunos na volta às aulas. Os profissionais saíram do I Encontro de Gestores da Educação munidos de informações e materiais que lhes darão suporte para implementar metodologias mais eficientes, dentro e fora da sala de aula. Também foi apresentado o curso de pós-graduação que contemplará 50 professores do 5º ano, que será fornecido em parceria com o Rotary Club Amapá.

Entre planilhas, informações institucionais e técnicas, demonstrações de índices, apresentações de projetos, formação continuada e outros pontos pertinentes aos trabalhos vislumbrados para 2015, esse Encontro também foi um momento para compartilhamento das missões do educador, do gestor, e de cada ente formador da cadeia educacional.

“É importante termos um olhar mais atento para as relações interpessoais e ética nas relações profissionais, lembrarmos e reforçarmos a importância do trabalho coletivo para o bem educar, pois os ensinamentos passam pelos livros, pelas salas de aula, pela grade curricular pré-estabelecida, mas tudo se fundamenta pelas relações que professores, corpo técnico, todos os profissionais firmam com os familiares dos alunos e a comunidade”, disse Sandra Casimiro, diretora do Departamento de Ensino da Semed.

Foi apresentada aos gestores a avaliação institucional das escolas realizada com os funcionários, da merendeira ao professor, para que cada gestor seja conhecedor de como os trabalhos desenvolvidos na escola são percebidos pelos demais profissionais e, a partir daí, que eles possam traçar metas e melhorias setoriais. O desempenho escolar e os resultados oficiais de avaliações, como Ideb e Provinha Brasil, também foram assuntos destaques no Encontro. Macapá vem aumentando o índice a cada ano, mas ainda há escolas que precisam melhorar o desempenho.

A Escola de Ensino Fundamental Odete de Almeida Lopes, no São Lázaro, é uma das que vem superando as metas avaliativas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola saltou de 3,8, em 2011, para 4,4 pontos, em 2014. “A última avaliação do MEC mostrou que nossa escola se destaca entre as maiores notas da zona norte de Macapá, aumentamos 0,6 décimos, e isso foi graças a muito trabalho coletivo, envolvimento e comprometimento dos nossos professores e de todos os funcionários, e o prazer de sempre redimensionar nosso trabalho, educando com satisfação, não por obrigação, e nos aproximando da comunidade”, avalia a diretora Jacineide Miranda.

Pós-graduação

A Prefeitura de Macapá, em parceria com Rotary Club Amapá, disponibilizará este ano, para 50 professores do 5º ano, curso de pós-graduação lato sensu “O Professor Coach – a arte de potencializar habilidades em sala de aula”. As metodologias foram apresentadas durante o Encontro de Gestores, pela Dra. Cristina Marta Ferreira, presidente do Rotary Club Macapá; e Iolanda Martins Pereira, psicopedagoga e empreendedora social. O convênio será assinado muito em breve pela prefeitura e Rotary.

O curso será na modalidade semipresencial, com 450 horas (18 meses), para professores da Rede de Educação Básica do 5º ano das escolas municipais de menor Ideb. Eles integrarão o Programa Intercâmbio Profissional Brasil / Filândia do Rotary Internacional, com custo zero aos professores. O curso é oferecido pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, em parceria com a Fênix Consultoria Educacional Ltda – ME. O objetivo é formar professores inovadores, capazes de ajudar pessoas e alunos e criar valores capazes de atingir metas empreendedoras.

“Gestores, professores e todo o corpo educacional trabalham o ano todo. Enquanto o aluno está de férias, nós estamos organizando o próximo ano letivo. Então, nossa principal meta para 2015 é fazer com que cada instituição se responsabilize em pôr em prática o planejado e inove para que supere nossa expectativa. Em geral, a avaliação foi positiva, temos de melhorar em muitos pontos para transformar Macapá em município referência em educação básica, e essa é uma busca incansável. Essa melhoria não passa apenas pela estrutura física de um prédio, mas pela qualificação profissional do corpo técnico, por isso, essa pós-graduação, somada aos demais cursos de formação que a Semed disponibilizará ao longo do ano, sem dúvida dará suporte para índices ainda mais positivos nos próximos anos”, ressaltou Sandra Casimiro.

O Encontro desta quinta-feira reuniu gestores e coordenadores de 59 escolas da zona urbana. Nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h, no auditório do Sesc Araxá, será a vez dos gestores das escolas das zonas rurais se reunirem.

Rita Torrinha/Asscom PMM
Fotos: Nayana Magalhães

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: