Sedel retoma atividades do projeto Quinta Feliz para idosos

A Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), juntamente com o Núcleo de Esporte, Participação e Aventura (Nepa), retomaram as atividades projeto Quinta Feliz, paralisado desde 2014 e que incentiva a prática de atividades físicas e desportivas para idosos no Ginásio Paulo Conrado.

Toda quinta-feira esses idosos participam de atividades que proporcionam saúde e inclusão social. Apenas com simples brincadeiras, os participantes melhoram a coordenação motora e deixam o sedentarismo de lado. "Não faltamos nenhum dia, pois aqui nos sentimos vivos, praticando esportes, dançando, pulando e rindo", explicou dona Joana Alves Pereira, de 69 anos, que frequenta o projeto desde o início

O projeto acolhe idosos de todas as idades. A centenária Aida Mendes, conhecida como vovó Iaiá, tem 105 anos e nunca falta uma aula do projeto. "Me sinto bem quando a aula termina, gosto de praticar esportes e fico muito feliz quando outras senhoras entram na brincadeira", disse ela. Vovó Iaiá entrou para a história pela sua ousadia além do normal, ela se tornou a pessoa mais velha do mundo a pular de paraquedas em salto duplo, após saltar de uma altura de quase três mil metros de altura, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Todas as atividades são adaptadas para a terceira idade. O coordenador do projeto, professor Roberto Sena, foi um dos fundadores e faz esse trabalho há mais de 10 anos. "Futebol, vôlei e basquete podem ser adaptados de várias formas. É uma realização, ver o idoso praticar um esporte do qual já foi atleta", explicou Roberto.

Na próxima quinta-feira, 12, uma caminhada, que terá início no ginásio Paulo Conrado e terminará no ginásio Avertino Ramos, será a atividade inicial. A Quinta Feliz na Folia contará com o apoio do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que vai garantir a segurança e diversão de todos os presentes.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.