AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Fim das chamadas públicas: UEAP preenche todas as vagas ofertadas no PS 2015

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) não fará mais chamadas para vagas nos cursos de graduação referente ao Processo Seletivo de 2015. A instituição convocou na sexta-feira, 6, candidatos remanescentes que inscreveram suas notas do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem e obtiveram aprovação na instituição. Com esta última convocatória, todas as 264 vagas restantes foram preenchidas.

O Departamento de Controle Acadêmico listou 2.064 candidatos e recorreu à chamada pública para preencher as vagas remanescentes, de modo a evitar novas matrículas durante o decorrer do ano letivo.

Felicidade

Para a caloura Anne Rafaela Almeida, de 30 anos, o clima é de muita alegria. Sendo a 40ª colocada na primeira chamada para Licenciatura em Ciências Naturais, a estudante vai pela primeira vez cursar o Ensino Superior. "Esse ano vou terminar meu curso no Pronatec e estou muito feliz de conseguir minha vaga na Universidade", comemorou.

À medida em que eram convocados, os candidatos apresentavam-se a uma equipe de técnicos da Ueap e realizavam imediatamente a matrícula. Para descontrair ainda mais o clima de comemoração, alunos veteranos organizaram "trotes". Os acadêmicos de Engenharia de Pesca, por exemplo, fantasiaram calouros com coletes salva-vidas.

"A emoção é maravilhosa, não sei explicar", emocionou-se a estudante Irlane Borges, de 18 anos. "Faço Biomedicina em uma faculdade particular e agora vou fechar minha matrícula para estudar aqui", decidiu a caloura.

Processo Seletivo
Desde 2014, a Ueap adotou a nota obtida no Enem como critério único no seu processo de admissão de alunos, disponibilizando vagas a vestibulandos de todas as regiões do país. Segundo o professor Izaías Loureiro, chefe de Controle Acadêmico da Ueap, boa parte dos candidatos aprovados são oriundos de outros Estados e, como a matrícula é presencial, a maioria desses candidatos não vêm ao Amapá se apresentar, o que explica o fato de sobrarem tantas vagas nos processos seletivos atualmente.

"A partir do ano que vem, vamos propor extinguir a 2ª chamada e fazer somente uma 1ª chamada em três dias; logo depois uma chamada pública para que consigamos completar todas as turmas antes do início do semestre", planeja o professor.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: