Cidadãos terão acesso virtual ao estoque das farmácias, compras e processos administrativos Sesa

Os profissionais da Central de Assistência Farmacêutica (CAF) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram capacitados, hoje, 17, para a utilização do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), que será implantado pelo governo e trará transparência às compras e processos administrativos da Saúde. A capacitação foi realizada para 12 servidores no Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap).

Com a implantação do SIGA o estoque do almoxarifado da CAF será interligado as farmácias da rede hospitalar do Estado, o que trará eficácia no controle de entrada e saída dos medicamentos. Além disso, todo o cidadão poderá ter acesso ao estoque das farmácias e da Central de Assistência Farmacêutica pelo site do governo.

"Este sistema, além de dinamizar nosso trabalho, trará transparência com controle absoluto da entrada e principalmente da saída dos medicamentos, pondo fim a problemas como desvios", ressaltou a coordenadora da Central de Assistência Farmacêutica, Carla Soeiro.

O SIGA une processos de termos de referência, convênios, compras, contratos e patrimônio dando transparência às compras e processos administrativos realizados pela administração pública. A capacitação dos servidores da CAF foi referente ao Almoxarifado que está inserida nos módulos compra e patrimônio.

A implantação do novo sistema acontecerá inicialmente pela CAF e posteriormente para toda a Sesa. Prodap e o Instituto Estadual de Floresta (IEF) já utilizam o SIGA. A empresa AZ Gestão Tecnológica é a responsável pelo desenvolvimento do programa e pela capacitação dos servidores. Além do Amapá, órgãos públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Paraíba, já implantaram o sistema.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.