Educa

Amapá concorre com 11 projetos ao intercâmbio científico do Programa Guyamazon

O Programa Franco-Brasileiro de Cooperação Científica e Universitária Guyamazon vai selecionar quatro projetos de colaboração científica entre pesquisadores de Estados da Amazônia e Guiana Francesa. No Amapá, a Fundação Tumucumaque registrou a inscrição de 11 propostas com os mais variados temas, provenientes das Universidades do Estado do Amapá (Ueap), Federal do Amapá (Unifap) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

O programa tem o objetivo de apoiar a execução de projetos conjuntos de formação científica, pesquisa, desenvolvimento e inovação, através da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa dos Estados da Amazônia e pesquisadores e docentes franceses.

"Esse programa vai servir para fortalecer as parcerias internacionais na área de Ciência, Tecnologia e Inovação e para avaliar as ações resultantes da parceria", afirma a diretora da fundação, Mary de Fátima Guedes.

De acordo com ela, as propostas estão em fase de análise e julgamento do mérito científico por uma comissão avaliadora. Em seguida, os projetos passarão por uma classificação do comitê de Julgamento Binacional, indicados pelo Comitê Gestor de Brasília.

A cooperação está dirigida a diversas áreas temáticas, entre as quais as de Ciências Humanas e Sociais e Patrimônio e Arqueologia. "São abordados temas como biodiversidade, ecossistema, agricultura, agroecologia, energias renováveis, ciências humanas e sociais, patrimônio e arqueologia", contou Mary Guedes.

A iniciativa está em sua terceira edição, sendo promovida por uma cooperação científica entre a Guiana francesa e os Estados do Amazonas, Maranhão e Amapá. Cada proposta selecionada deverá ter o valor máximo de R$ 150 mil, com execução para os anos de 2015 e 2016.

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: