Jogos Mundiais Indígenas também têm espaço para inclusão digital

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas também têm sido um espaço de troca de conhecimento sobre o universo digital. A vila onde as competições estão ocorrendo conta com um ambiente reservado para a discussão sobre inclusão digital e para cursos na área de informática, chamado Oca Digital.
Palmas - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na Oca Digital durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ídios brasileiros fazem cursos de informática na Oca Digital durante os Jogos Mundiais dos Povos IndígenasMarcelo Camargo/Agência Brasil

Os índios brasileiros, de várias etnias, têm ocupado a oca para participar das oficinas conduzidas pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Tocantins). A turma é aplicada e, em sua maioria, já tem conhecimentos básicos de informática e conta com perfis nas redes sociais. Entre uma anotação e outra na aula, era fácil ver alguns dos alunos dando uma escapada para acessar o Facebook e o Instragam em sua versão web.

Ao todo são oito oficinas, com os temas comunicação em mídias sociais (dias 24 e 28/10); criando blogs interativos (27 e 31/10); tratamento e edição de imagens (25 e 29/10); e web conferências: facilidades e vantagens (26 e 30/10). Os cursos reúnem cerca de 30 alunos por dia, das 9h às 11h. Como o número de índios interessados é maior do que o número de computadores, muitos acompanham as aulas como ouvintes. Elas são dadas de maneira didática, com a ajuda de um telão conectado à internet, em que os instrutores mostram o passo a passo de como criar um blog ou montar uma webconferência.

Frederico Pires, um dos instrutores do Senac, disse que os cursos foram montados a partir das demandas apresentadas pelo Comitê Intertribal Indígena, que organiza os jogos. “A programação foi centrada nas necessidades dos povos. A gente tentou levantar quais eram as demandas e percebemos que eles tinham a vontade de usar a web para a expor a cultura deles. Então nós estamos ensinando como criar páginas no Facebook, fazer blog interativo e até como usar as redes para divulgar os blogs que eles estão criando aqui”.

Na aula desta segunda-feira (26), a aluna Nahuria Javaé, do Tocantins, realizou o sonho antigo de criar um blog para divulgar a cultura e os costumes no povo Javaé. “Estamos participando para poder aprender e ajudar outros índios. Minha proposta é colocar no blog os vídeos dos rituais, as festas culturais para poder mostrar para os outros tudo que nós fazemos na nossa aldeia. Eu quero que oblog também sirva para manter contato com outras etnias”, disse.

Palmas - Nahuria Javaé montou seu próprio blog durante curso de informática na Oca Digital.(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nahuria Javaé montou seu próprio blog durante curso de informática na Oca DigitalMarcelo Camargo/Agência Brasil

Luciana Rakibata, de Mato Grosso, buscava aprender a fazer algo mais simples. Hoje ela criou uma conta de e-mail. “Eu queria usar o e-mail para poder ter contato com outras pessoas. A primeira vez que eu fiz um e-mail não sabia como enviar mensagens, mas agora que eu aprendi, estou achando muito bom”. Sem internet em sua aldeia, Luciana só vai poder acessar o novo e-mail nas aldeias vizinhas que ficam a mais de 14 quilômetros da sua. “Seria bom se também tivesse internet lá”.

A experiência tem sido considerada positiva pelo instrutor Fredeito Pires. “Para mim, pessoalmente, tem sido um ganho muito grande porque é interessante essa troca de cultura e a possibilidade de conversar com eles, aprender palavras nas línguas indígenas. Tem sindo muito enriquecedor para mim como professor e como educador”.

Cibele Tenório – Repórter do Portal EBC Edição: Aécio Amado

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas estão ocorrendo em Palmas, capital do Tocantins, até o dia 31 de outubro.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.