Projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” contempla estudantes da rede pública municipal

Educa

Aos 7 anos, a pequena estudante Gabriele Souza ajudou os coleguinhas a entenderem como escovar os dentes corretamente. A aula aconteceu em meio ao projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, desenvolvido no Complexo Macapá Criança pela Associação Brasileira de Odontologia Secção Amapá (ABO/AP), com apoio da Prefeitura de Macapá.

Na manhã desta sexta-feira, os estudantes do 1º e 2º ano das escolas municipais Goiás e Luzia Costa, do distrito do Coração, participaram da ação que marca o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro. Durante a semana, a programação também contemplou alunos das escolas municipais Gerson Trindade, no KM-09, e Janice Correa, na Fazendinha.

De acordo com a presidente da ABO/AP, Drª. Priscila Flores, o projeto busca fortalecer a importância da saúde bucal por meio de atividades lúdicas, artísticas, sociais, culturais e ambientais, aproximando as crianças do profissional dentista. “Trabalhamos a importância de cuidar dos dentes desde a infância de uma maneira atrativa, repassando orientações por intermédio de palestras, jogos esportivos, brincadeiras, teatro e oficinas”.

A pequena Priscila Silva, de 6 anos, ficou encantada com as figuras da escova e do creme dental, durante a apresentação do grupo Amigos do Dente. Os personagens representavam elementos importantes na hora da higiene bucal e chamaram a atenção da criançada. “Aprendi que escovar corretamente é importante para não perder os meus dentinhos”.

Para a professora Bárbara Freitas, a ação foi fundamental para fortalecer os ensinamentos aplicados em sala de aula. “Sobretudo, pela maneira como foi trabalhado com as crianças, de forma lúdica”. Durante a programação, houve capacitação de agentes comunitários e auxiliares de saúde bucal, triagem e encaminhamento de pacientes, atendendo a comunidade do bairro e adjacências, além de oficinas de plantio de mudas, confecção de caixa de Marabaixo, atividades recreativas e desfile da Guarda Municipal de Macapá.

Além das secretarias municipais de Macapá, a ação contou com a parceria de acadêmicos do curso de Odontologia, Educação Física, profissionais da Uniodonto, Associação de Stand up Paddle, Conselho Regional de Odontologia, Sindicato de Odontólogos, Nort Odonto, Mister Shake, Associação Brasileira de Odonto Pediatria, Comel, Fumcult e Guarda Municipal. A programação encerra neste sábado, 31, a partir das 9h, com o desenvolvimento das atividades do projeto Prancha Ecológica, com a troca de garrafas PET de 2 litros por kits de higiene bucal infantil.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Fotos: Max Renê

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.