Domingo tem Batalha de Confetes da Confraria Tucuju

Confraria Tucuju confirma para dia 31 de janeiro, a Batalha de Confetes, no Largo dos Inocentes, continuando a tradição de promover o carnaval para toda a família, que participa sem pagar ingresso. A festa é realizada desde 2004, com apresentação de bandas, escolha das fantasias mais originais, e muitos confetes distribuídos para os presentes. A Prefeitura de Macapá (PMM) e o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) são os parceiros da Confraria neste evento.

A Batalha de Confetes rememora os primeiros carnavais em Macapá, na década de 50, introduzido por operários vindos do Pará, para construírem os primeiros prédios da capital. Os foliões fundaram os primeiros blocos de sujos, dando início às batalhas de confetes, que precederam as escolas de samba. “Nossa batalha não tem competição de blocos, mas muitos confetes. Qualquer pessoa pode participar, é uma festa para a família, e tem segurança garantida”, disse a presidente da Confraria, Telma Duarte.

Na primeira Batalha da Confraria foi lançado o CD com marchinhas dos antigos carnavais amapaenses, com apoio do Governo do Estado (GEA). Ainda hoje a Confraria preserva o repertório com músicas tradicionais tipo marchinhas e sambas de enredo, que são apreciadas por adultos, jovens e crianças, que vão para o Largo dos Inocentes fantasiadas, ou não. “A essência dessa festa é o resgate dos carnavais onde toda a família se divertia junto, é um espaço democrático, seguro, um dos poucos em Macapá, onde as crianças podem dançar e viver os bailes infantis de outrora”, falou Telma.

A Batalha de Confetes inicia às 18h e encerra à meia-noite, com apresentação das bandas Moara e Saka-Rolha. No intervalo entre as bandas está programada apresentação de escolas de samba. As fantasias infantis mais criativas serão premiadas. Os sacos de confetes serão distribuídos gratuitamente, e haverá chuva de papel metálico.

Mariléia Maciel

Assessoria de Imprensa – Confraria Tucuju

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.