Educa

Empresários discutem melhorias no setor de minimercados em 1º Encontro Técnico

Mais de 20 empresários de Macapá e Santana participam do 1º Encontro Técnico de Estruturação do Projeto Varejo Alimentar, com vigência para o quadriênio 2016-2019. Em clima de bate-papo, técnicos do Sebrae expõem as ideias iniciais do projeto e os empresários mostraram suas dificuldades e quais orientações esperam conseguir.

Minimercados e miniboxs possuem características singulares e que devem ser ressaltadas para o sucesso do empreendimento, como: a localização e proximidade com a moradia do consumidor, conhecimento do cliente e os baixos custos. Por este motivo, o objetivo principal do Projeto Varejo Alimentar é aumentar o faturamento do segmento de minimercado e mercearia de Macapá em Santana investindo na melhoria da gestão.

Antes do encontro, técnicos do Sebrae colheram informações com os empresários sobre suas principais dificuldades atuais e a concorrência acirrada, excesso de burocracia são alguns do itens que os preocupam. Segundo a gestora do Projeto Varejo Alimentar de Macapá e Santana do Sebrae, Jenane Moraes, durante a coleta de dados percebeu-se que os empresários não tem o costume de se qualificar e qualificar os seus colaboradores.

“Neste momento queremos ouvir o empresário para que eles possam nos direcionar à ajudá-los, seja na questão de aumentar o número de fornecedores, desburocratizar e capacitar o seguimento para que juntos consigamos fazer a diferença na realidade deles e fazê-los evoluir”, explica a gestora do Projeto Varejo Alimentar de Macapá e Santana do Sebrae, Jenane Moraes.

Para a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, o Sebrae é um grande defensor da micro e pequena empresa e o projeto que está em processo de formatação será um grande aliado no desenvolvimento do setor e na concorrência com as grandes redes que estão se instalando no estado.

A expectativa é acompanhar 120 empresas até 2019. São parceiros deste projeto a Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Amapá (Adaap), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), a Rede Ama e a Rede Unidos.

O 1º Encontro Técnico de Estruturação do Projeto Varejo Alimentar, ocorreu no dia 22 de março, das 15h às 18h, na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana.

Andréa Maciel

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: