Ação voluntária recolhe mais de 90 quilos de lixo no Centro de Manaus

Mais de 100 voluntários participaram neste domingo (8) da ação de limpeza e educação ambiental ‘Atitude Limpa’, no Centro de Manaus, distribuindo cartilhas informativas e lixeiras para carros, além de coletar mais de 90 quilos de lixo pelas ruas.

Esta foi a oitava edição do projeto que é realizado em parceria com o hotel Go Inn, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e o movimento Pedala Manaus. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação dos espaços públicos e do descarte correto de resíduos sólidos.

“Buscamos mostrar para as pessoas o quanto é mais fácil preservar do que recuperar um ambiente degradado. O Centro foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, como alvo da nossa ação e estamos muito felizes com a aprovação das pessoas. Esse é o resultado que esperamos”, afirmou o gerente-geral do Go Inn, Arilson Freitas.

Com luvas e sacos plásticos nas mãos, os participantes percorreram as ruas Monsenhor Coutinho, Lobo D’Almada, José Clemente e Joaquim Sarmento, além das avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. Em pontos estratégicos pararam para conversar com feirantes, moradores e motoristas e alertar sobre os impactos causados pelo lixo jogado de forma irresponsável.

A empresária Giselaine Barros, 44, que participou pela primeira vez da ação, ressaltou a importância da experiência vivenciada. “A gente percebe, infelizmente, muita sujeira nas ruas e não tem noção do que pode fazer para mudar essa realidade. É preciso um pouco mais de consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, principalmente por estarmos na Amazônia, uma região com muitas riquezas naturais que precisam ser preservadas. A Atitude Limpa possui um papel fundamental, pois acaba contagiando muita gente”, disse.

Ao todo, foram distribuídas mais de 5 mil lixeiras para carros e 10 mil cartilhas com orientações sobre o tempo de decomposição dos materiais e uma atividade destinada às crianças ensinando a prevenir os focos do mosquito Aedes aegypti. O lixo recolhido na ação foi entregue a uma cooperativa que fará a separação e reciclagem dos objetos.

Em edições anteriores, a ‘Atitude Limpa’ já foi realizada no bairro Puraquequara, Zona Leste; no Parque Municipal do Mindu, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul; no porto do São Raimundo, no bairro São Raimundo, Zona Sul; e no Igarapé do Passarinho, na Zona Norte.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: