Paróquias celebram a solenidade de Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi na Diocese de Macapá este ano será celebrada nas paróquias, como já ocorreu em anos anteriores, mas em 2016 a festa do Corpo e Sangue de Cristo está sendo preparada e será celebrada por paróquia, em virtude do Congresso Eucarístico de Macapá, que será realizado no domingo, 29 de maio, às sete da manhã, no Sambódromo, no complexo do meio do mundo.

Cada paróquia da cidade e do interior define o horário no qual celebrará Corpus Christi com a Santa Missa e Adoração. Na paróquia São José haverá celebração na Catedral, no bairro Central, missas às sete e meia da manhã e sete da noite, presididas por Dom Pedro José Conti, bispo de Macapá, e Adoração à Eucaristia após a missa da manhã e antes da missa da noite, a partir das quatro da tarde.

Outras celebrações: paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, 18 horas; paróquias Sagrado Coração de Jesus, no Buritizal; e paróquia São Pedro, no Beirol, às sete e meia da manhã; igreja Nossa Senhora Aparecida, no Pacoval, às 8 da manhã; igreja Nova e Eterna Aliança, no bairro Novo Horizonte, às sete e meia, juntamente com a festividade da comunidade na zona norte de Macapá.

A expressão do latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. A festa acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, dia da instituição do sacramento da Eucaristia, quando Jesus, ceando com os seus apóstolos, mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformaria em seu corpo e seu sangue.
A solenidade de Corpus de Christi começou a ser celebrada em todo o mundo católico a partir do século XIII, quando o Papa Urbano IV publicou a bula “Transiturus”, em 1264, na qual ordenou que fosse celebrada a solenidade de Corpus Christi na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

 

Graça Penafort e Oscar Filho – Pastoral da Comunicação (991035805)

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.