Campanha Outubro Rosa: TRE-AP orienta servidoras sobre prevenção ao câncer de mama

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aderiu à Campanha Outubro Rosa, que visa incentivar as servidoras da Justiça Eleitoral para a prevenção do câncer de mama por meio do auto-exame. A ação, realizada pela Seção de Serviços de Assistência Médica, Odontológica e Social (Samo/TRE), foi feita via e-mail institucional, com todas as informações para prevenir a doença.

A enfermidade já vitimou milhares de mulheres no planeta. Descobrir a doença com antecedência significa grandes chances de cura. A ação se fortalece a cada ano e o resultado é o salvamento de vidas no Amapá, Brasil e mundo.

Um total de 134 servidores do quadro efetivo do TRE, na sede e Zonas Eleitorais, 68 são serventuárias. De acordo com o analista judiciário e Coordenador de Desenvolvimento (CODES), Marcílio Lira, os panfletos virtuais explicativos sobre o auto-exame objetivam não somente chamar a atenção das mulheres que trabalham na Justiça Eleitoral, como municiar as servidoras para orientar suas respectivas famílias.

“Este é um trabalho de sensibilização e alerta sobre a doença. A conscientização da importância do auto-exame é fundamental, pois prevenir é sempre melhor que remediar”, pontuou o titular da CODES.

Medidas para evitar o câncer de mama

  • Buscar uma vida mais saudável. Os casos de câncer de mama são mais frequentes em mulheres fumantes (24%) e ex-fumantes (13%).
  • Caminhar em um bom ritmo por 1h30 a 2h30 por semana reduz o risco de câncer de mama em 18%.

  • Faça uma dieta saudável. Uma dieta com muitos produtos frescos e baixo consumo de carne vermelha, sal e carboidratos processados reduz os riscos da doença em 25%.

  • Se todas as mulheres acima de 50 anos fizessem mamografias anuais, as mortes por câncer de mama diminuiriam em pelo menos 25%.

  • A alta absorção de vitamina D diminui em 50% o risco do desenvolvimento do câncer de mama. A vitamina D encontra-se em um exposição limitada ao sol, nos alimentos salmão, atum, leite fortificado e cereal fortificado.

  • Beber de 2 a 5 doses de álcool por dia aumenta os riscos de câncer de mama em 1,5 vezes.

Mulheres que ganham mais de 27 quilos depois dos 18 anos, sobram as chances de desenvolverem câncer de mama depois da menopausa.

Serviço:

Elton Tavares
Arte: kelly Pantoja
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

 

Clique aqui e Inscreva-se agora!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: