Espaços culturais do Instituto Amazônia recebem visita do chef Olivier Anquier

O renomado chef franco-brasileiro Olivier Anquier aproveitou sua passagem por Manaus, no feriado de aniversário da cidade (24), para conhecer os espaços culturais do Instituto Amazônia, situados na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro Antigo. Durante a visita, Anquier pôde observar as atividades socioculturais realizadas junto à comunidade São Vicente.

No primeiro momento, o chef visitou a Casa do Frei que é a sede social do projeto Caminhos do Frei, onde funcionam aulas de reforço para as crianças da comunidade, aulas de inglês, além de sediar oficinas nos segmentos da culinária, do artesanato, e de capacitação profissional.

A partir dessas atividades oferecidas de forma gratuita para os moradores da comunidade, que recebem acompanhamento junto à equipe de assistência social, o instituto busca contribuir com o desenvolvimento da comunidade nos âmbitos social, cultural e até econômico.

No hall da Casa do Frei é possível encontrar arte de todas as formas e tamanhos, confeccionadas por artistas locais, sob curadoria da arte-educadora do Instituto Amazônia, Mônica Bologna. Esses produtos exclusivos são comercializados e o investimento é revertido para a manutenção da casa.

Nesse mesmo ambiente está o mapa que situa a comunidade dentro do centro de Manaus e que delimita a atuação do Instituto Amazônia que propõe um estudo, por meio dos profissionais de arquitetura e urbanismo do instituto, para a requalificação urbana do espaço São Vicente, com o intuito de aproximar o público em geral ao patrimônio histórico-cultural do recinto e entorno imediato através de uma apropriação cultural. Um dos elementos desse projeto de requalificação é a Feira do Paço que está em sua 4ª edição, a ser realizada no dia 13 de novembro.

À frente da Casa do Frei está situado o espaço cultural Caminhos da Arte. Ali são realizadas aulas de dança de salão, teatro, balé, teatro de bonecos, além de oficinas e espetáculos. Todas as atividades oferecidas nas casas do Instituto Amazônia possuem percentual gratuito para moradores da comunidade.

Ainda na Rua Frei José dos Inocentes, o mais novo espaço do Instituto Amazônia dedicado à cultura é a Casa da Música. O estabelecimento oferece 11 cursos diversos de instrumento e voz, sob a coordenação do maestro, flautista e saxofonista amazonense Cláudio Abrantes.

Comunidade São Vicente

Internacionalmente conhecido, tanto pelo talento quanto pelo carisma, Anquier fez questão de atender aos fãs e eternizar o momento por meio dos registros em foto. Um das figuras mais populares da Rua Frei José dos Inocentes, dona Nazinha foi uma das personagens a receber um caloroso abraço e o reconhecimento pelos 90 anos de vida e de comunidade São Vicente.

Participante ativa das ações promovidas pelo Instituto Amazônia, dona Nazinha hoje tem filhas e netas microempreendedores, que receberam capacitação em oficinas na Casa do Frei. “Hoje eu tenho netas que sabem fazer crochê, netas que sabem fazer doce. Eu também já aprendi muitas coisas aqui. Minha família só tem a agradecer ao Instituto Amazônia”, relata.

Asscom – Instituto Amazônia
Raquel MendonçaContato: 9 9183 2760
Whats: 9 8202 6460

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.