Banda Carrapicho e Escola de Samba da Aparecida encerram programação cultural da 4ª edição da Feira do Paço

A Feira do Paço, realizada pelo Instituto Amazônia, acontece aos segundos domingos de cada mês reunindo dezenas de stands com produtos criativos, área gastronômica, espaço kids e uma extensa programação multicultural, gratuita, das 16h às 21h. O evento é realizado no entorno da Praça Dom Pedro II, em frente ao Paço Municipal, no Centro. A 4ª edição acontece no próximo dia 13.

Entre as atrações artísticas está a Banda Carrapicho, conhecida por levar mundo afora a identidade do norte a partir de suas canções marcantes. Com hits como “Tic, tic, tac” e “Ritmo Quente”, a banda, que já possui mais de trinta anos de história, promete encerrar com chave de ouro a penúltima edição da feira neste ano.

Outra apresentação aguardada é a da Bateria da Escola de Samba da Aparecida que fará uma homenagem à primeira baiana a desfilar na Avenida, Maria de Nazaré Spencer. Moradora da Comunidade São Vicente, Dona Nazinha ou Nêga Naza, como é conhecida, é figura marcante nos desfiles da agremiação há mais de 35 anos. A brincante completou 91 anos de idade no último dia 1º.

Durante a programação da feira, irão se apresentar, ainda, a Banda ‘Cartel Divinil’ que traz um repertório envolvente e especialmente dedicado ao rei do soul brasileiro, Tim Maia; e o grupo Maracatu Eco da Sapopema, que está completando 7 anos de atuação na música Afro-brasileira em Manaus.

Quem também se apresenta durante a feira é o músico e compositor Oscar Filho, com um repertório de música popular brasileira e canções autorais. Além do maestro, arranjador, flautista e saxofonista amazonense Cláudio Abrantes, com um recital de flauta. No repertório, obras de Bach, Bizet, Debussy, Silva e Pixinguinha.

Outras atrações

Os espaços culturais do Instituto Amazônia, ‘Casa do Frei’, ‘Casa da Música’ e ‘Caminhos da Arte’, situados na rua paralela à Bernardo Ramos, Rua Frei José dos Inocentes, vão integrar a programação da feira, oferecendo um circuito de atividades artísticas gratuitas. Os espaços estarão abertos e identificados para a visitação.

Além dos shows musicais, que englobam ainda a apresentação da Corporação Musical dos alunos da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros, serão apresentados números de dança com os movimentos Just Dance e On Stage, aula-show de culinária com a chef Cleo Vilapouca, e oficina de cartoons para crianças, com o chargista Rogério Mascarenhas (Romahs), que tem entre seus trabalhos gibis da Turma da Mônica, com o renomado cartunista Maurício de Souza.

A Feira

Com início às 16h, a Feira do Paço conta com mais de 40 stands padronizados com produtos criativos, exclusivos, personalizados e fruto da propriedade intelectual de cada empreendedor e artesão parceiro. Essa é a maior feira de economia criativa de Manaus e oferece múltiplas opções de artesanato, decoração e presentes, fortalecendo esse nicho de mercado que só tende a crescer na cidade.

Além dos stands, o espaço oferece opções variadas de alimentação com food trucks e bike foods de massas, sanduíches artesanais, comida vegetariana, comida japonesa, paleta mexicana, batata frita gourmet, além dos doces especiais em forma de brownie, bolo, tortas e outras guloseimas.

O espaço foi especialmente preparado para receber o público com segurança especializada, iluminação reforçada, banheiros, e uma área ampla para recepcionar os visitantes de todas as idades e gostos, além da participação dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) que atuam no monitoramento do Patrimônio Histórico durante todo o evento.

A iniciativa

O Instituto Amazônia desenvolve e executa ações de cunho sócio-educativo, formativo e cultural junto à comunidade São Vicente, afim de resgatar a autoestima e oferecer oportunidades aos moradores do entorno que durante anos viveram, e alguns ainda vivem, em situação de risco social.

A Feira do Paço vem trazer luz àquele espaço e reafirma a proposta do Instituto Amazônia de restabelecer o vínculo do morador com a casa e com a rua, para que os mesmos se sensibilizem para o cuidado que se deve ter com as pessoas e com o espaço onde habitam.

Asscom – Instituto Amazônia
Raquel Mendonça

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: