Ufam reúne professores e pesquisadores para discutir a Domesticação da Amazônia

A partir de abordagens antropológicas, arqueológicas, linguísticas, botânicas e da ecologia histórica, a disciplina discute, de forma inédita, a ocupação e domesticação da Amazônia pelos povos indígenas

Até o dia 29 de setembro pesquisadores de diversas instituições participam na Ufam da disciplina Domesticação da Amazônia. As aulas são na biblioteca da pós-graduação, do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB).

A partir de abordagens antropológicas, arqueológicas, linguísticas, botânicas e da ecologia histórica, a disciplina discute, de forma inédita, a ocupação e domesticação da Amazônia pelos povos indígenas, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Idealizada pelo antropólogo e agrônomo Gilton Mendes dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS), e pelo biólogo e geneticista Charles R. Clement, do Departamento de Tecnologia e Inovação, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a disciplina conta, ainda, com a participação dos professores doutores convidados: Ana Carla Bruno (antropóloga linguista da Coordenação de Sociedade, Saúde e Ambiente do Inpa), Claide de Paula Moraes (arqueólogo do programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará) e Glenn H. Shepard Jr. (antropólogo médico e etnobotânico, da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi).

Oferecida para os alunos de mestrado e doutorado do Inpa e da Ufam, a disciplina atraiu quase 50 alunos e pesquisadores destas instituições, além de outras instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Estadual Paulista (Unesp), (Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e da Coordenação de Índios Isolados da Funai, que participam dos debates sobre a domesticação da floresta amazônica durante as duas semanas em que o curso está sendo oferecido.

*Com informações da assessoria de comunicação.

A Crítica

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.