Fundação Cultural do Pará promove I Mostra de Teatros de Formas Animadas

O Teatro Waldemar Henrique vai ser palco da I Mostra de Teatros de Formas Animadas, que promete trazer diversão para toda a família. A programação começa nesta terça-feira, dia 19, e vai até o dia 21, sempre às 19h. A entrada é gratuita.

A Mostra de Teatros Animados é resultado do laboratório de manipulação de marionetes realizado nas Oficinas Curro Velho deste ano, pelo Projeto Camapu, que possui sede no Conjunto Jardim Sideral, bairro Coqueiro, em Belém. E tem como objetivo aproximar os participantes das oficinas de manipulação de outros artistas experientes na área de teatro animado, como o de sombras, manipulação direta e manipulação com fios.

Segundo um dos integrantes do projeto, o marionetista Sam Rodrigues, nas oficinas eles aprenderam a técnica de manipulação de fios, que é pouco trabalhada em Belém. “A ideia de juntá-los com os outros é para fomentar a troca de experiências, pra eles não ficarem limitados ao nível de resultado da oficina”, explica.

Sam faz pesquisas na técnica de manipulação de marionetes há sete anos e há quatro está no Projeto Camapu, que é um dos poucos que se dedica à manipulação de marionetes por fio em Belém. O artista explica que o laboratório foi realizado para gerar novos profissionais e mostrar como esta forma de teatro funciona na cidade. “É importante eles entenderem que além de ser um ramo artístico que tem muitas atividades, também é um campo profissional que precisa de gente para atuar na área”, pontua.

Programação

A I Mostra de Teatro de Formas Animadas vai reunir os grupos “Palhaços Trovadores”, “Leonel Ferreira”, “Projeto Camapu”, “Cia Bricbrac”, “Laboratório de Marionetes” e “In Bust Teatro de Bonecos”, e vai contar com o mestre de cerimônia Adriano Furtado.

Nesta terça-feira, 19, às 19h, o artista Leonel Ferreira abre o evento com a peça teatral “Pé de Vento”, em seguida o grupo “Os palhaços Trovadores” mostra ao público “O menor espetáculo da Terra” realizado com bonecos de manipulação direta.

No dia 20, às 19h, o Projeto Camapu apresenta o espetáculo “O Jardim de Alice” e às 20h a Cia Bricbrac traz ao público o espetáculo “Mebemokré” que é uma peça teatral com sombras.

O encerramento da I Mostra de Teatro de Formas Animadas será no dia 21, às 19h, e terá apresentação do resultado do Laboratório de Marionetes, com o espetáculo “Circo em Sépia” e do “In Bust Teatro com bonecos, com apresentação da peça “Pinóquio”. Durante todo o evento será realizada exposição de bonecos e espetáculos de teatro Lambe-Lambe.

Serviço:

I Mostra de Teatros de Formas Animadas
Local: Teatro Waldemar Henrique
Data: 19 a 21 de dezembro
Horário: 19h
Entrada Gratuita

*Colaboração: Rejane Nascimento

Por Andreza Gomes

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.