Primeiro emprego: O que devo colocar no meu currículo?

Para não errar é importante que o candidato evite excessos

O que um candidato que está em busca do seu primeiro emprego deve colocar no currículo? Essa é um dúvida que surge para a maioria das pessoas que acabaram de se formar. A tarefa realmente não é simples e é bem possível que você passe algumas horas olhando para a tela em branco e pensando. Por onde eu devo começar? No entanto, mesmo que você não tenha experiência profissional, o que você fez até agora pode mostrar todo seu potencial.

Se analisar com um pouco de calma, você vai acabar descobrindo informações muito interessantes para chamar a atenção do recrutador. Os candidatos sem experiência podem e devem realçar qualificações que tiveram durante a faculdade ou Ensino Médio, além das próprias experiências pessoais que tenham coerência com a vaga pretendida.

Além de ter feito o currículo, acessar diariamente sites de empresas que estejam com processo seletivo aberto faz parte da rotina de Wilson Lima, técnico em Petroquímica. “Um primeiro emprego é o primeiro passo para que eu coloque em prática tudo que me foi ensinado no curso técnico. Eu já tenho o conhecimento, agora preciso colocá-lo em prática. Como eu não tenho nenhuma experiência na área, coloquei no meu currículo outras qualificações profissionais que tenho, como alguns cursos”, conta.

Por outro lado, é preciso evitar excessos. O candidato deve sempre ficar atento ao tamanho do currículo e deve tomar cuidado para não colocar informações desnecessárias. “No máximo duas páginas é o ideal. É importante colocar os aspectos pessoas no currículo, porém, não é preciso contar a história da sua vida nele. Tem pessoas que colocam dados muito pessoais, explica Clara Bonelli especialista em carreira.

Veja mais no Correio 24hs

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.