Procurando emprego? Cuidado para não cair em golpes com falsas vagas
Marcella Oliveira
Dados divulgados em abril deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre de 2018: 13,7 milhões de pessoas estão sem trabalho. Além de gerar preocupação em quem não consegue uma oportunidade no mercado, a situação ainda faz com que criminosos tentem se aproveitar dos mais desatentos.
De acordo com um recente estudo da PSafe, empresa de segurança eletrônica, mais de 30 golpes foram identificados na internet brasileira no último mês. E todos eles usam vagas de emprego falsas para atrair as vítimas, que podem ter dispositivos infectados com vírus, dados pessoais e até dinheiro roubados.
O ex-bancário Frederico Santos acabou caindo em um destes golpes. Ele conta que a empresa RH Recruta PL ofereceu vaga de emprego mediante pagamento de boleto para liberação de um suposto escritório virtual e material de estudo. Bastava enviar um e-mail pelo endereço rh.recrutapl@outlook.com e pagar uma taxa. O desempregado, no entanto, acabou no prejuízo.
Veja mais no site Bhaz