Enem 2018: veja sete filmes para estudar atualidades

Filmes auxiliam, e muito, no contato com conceitos históricos e na hora de se preparar para Exame Nacional do Ensino Médio. É o que diz Bruno Werner, professor de História do CEL International School. De acordo com ele, quando falamos em atualidades, tema bastante cobrado pela banca do principal exame do país, ‘Brasil moderno’ e ‘Oriente Médio’ estão entre as questões mais recorrentes, e que os filmes, séries e documentários ajudam os alunos na hora de focar nos estudos, servindo como aparato básico para fixar determinados conceitos. A convite do EXTRA, o professor listou sete filmes para estudar atualidades para o Enem – 2018.

1. Eu não sou o seu negro (I am not your negro, 2016)

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2017 e vencedor do British Academy Film Awards (BAFTA), Eu Não Sou Seu Negro (I am Not Your Negro) é uma boa fonte de informação sobre questões raciais. E, apesar de focar na situação dos Estados Unidos, levanta tópicos cada vez mais discutidos também aqui no Brasil. Dirigido por Raoul Peck, o roteiro se baseia na obra do escritor e ativista James Baldwin para discutir a luta histórica e a situação atual da população negra norte-americana.

2. As sufragistas (Suffragette, 2015)

O movimento feminista vive hoje uma nova onda. Com isso, as chances de aparecer no Enem ficam maiores. O filme ajuda os alunos a entenderem um pouco mais sobre o início da luta política das mulheres. Dirigido por Sarah Gavron e estrelado por nomes como Meryl Streep e Helena Bonham Carter, ele conta a história do movimento sufragista, que reivindicou o direito de voto para mulheres do Reino Unido, no começo do século XX.

3. Promessas de um novo mundo (Promises, 2002)

A disputa territorial entre Israel e Palestina já se estende há vários anos e, com acontecimentos recentes, como o reconhecimento de Jerusalém como capital do país judeu pelo governo americano, aumentam as chances do assunto cair no Enem. O filme aborda o assunto a partir do olhar de crianças israelenses e palestinas que vivem na região. Dirigido por Carlos Bolado, B.Z. Goldberg e Justine Shapiro, o filme também chegou a receber uma indicação ao Oscar.

Saiba mais no Extra

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: