Plutão deve voltar a ser considerado um planeta, defende nova pesquisa

Educa

Cientistas da Universidade da Flórida Central questionam um dos três parâmetros para definir se um corpo celeste pode ou não ser um planeta

Plutão, hoje em dia considerado um planeta-anão, tem tido sua classificação questionada por cientistas americanos
Uma nova pesquisa, publicada na revista científica Icarus , defende que Plutão não deveria ter sido “rebaixado” a planeta-anão há 12 anos. De acordo com informações da CNN , o grupo de pesquisa de Philip Metzger, da Universidade da Flórida Central, discorda dos atuais protocolos de classificação de planetas e propôs uma “volta ao passado”.

Em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), responsável por nomear um planeta, atualizou suas regras para o que seria ou não classificado como um planeta. Para eles, é preciso ser um corpo celeste que orbita o Sol, em formato de esfera e atravessa uma trajetória “limpa” sem outros objetos, parte que desclassificou Plutão .

Para a IAU, o corpo celeste é pequeno demais para isso, e assim, ele deixou de ser um planeta. Contudo, nos últimos dias Metzer e sua equipe voltaram com o polêmico debate, dizendo que “esta definição diria que um planeta é supostamente definido por um conceito que ninguém usa em suas pesquisas”, como explicou.

Saiba mais no site Último Segundo – iG

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INFORME SOCIAL - EVENTO DESTA SEGUNDA-FEIRA 18/11 NA ORLA DO PERPÉTUO SOCORRO