Campanha alerta para os riscos da arritmia cardíaca; saiba como identificar sintomas

Arritmia cardíaca atinge mais de 20 milhões de brasileiros

Evelin Azevedo

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) lançou, nesta segunda-feira, a campanha “Coração na Batida Certa”. A iniciativa é um alerta para a disfunção que faz o coração bater mais acelerado ou mais lento do que o normal, ou que oscile em diferentes ritmos, levando a sintomas como cansaço, indisposição, tontura e desmaios, e que pode provocar morte súbita. A doença atinge mais de 20 milhões de brasileiros.

— O coração possui duas bombas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, que fazem parte de um sistema elétrico responsável pelo ritmo e pela sincronização dos batimentos do coração. A arritmia cardíaca é a alteração que ocorre na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração — explica José Carlos Moura Jorge, presidente da Sobrac.

De forma geral, existem dois tipos de alteração do ritmo cardíaco: a taquicardia, quando o coração bate rápido demais, e a bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Veja mais no Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.