Inep divulgou o edital do Enem 2019 nesta segunda-feira (25)

Documento traz informações importantes para quem deseja participar do Exame

Estudantes que têm o interesse participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem conferir o edital do programa. O documento foi divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme foi comunicado anteriormente, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições deverão ser feitas a partir do dia 6 de maio.

O edital está disponível no Diário Oficial e na página do programa. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, a mudança na taxa a ser paga. Na edição de 2018, o valor era de R$82. Neste ano, a taxa a ser paga será de R$85. O valor deve ser quitado entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Outras mudanças também farão parte do Exame: novo sistema de inscrição, inclusão opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da redação e espaço para cálculos no final do caderno de questões. Além disso, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Isenção

Têm direito a isenção estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Atenção, informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame. É importante saber também, que caso tenha conseguido a isenção em 2018 e tenha faltado aos dois dias de prova, será necessário justificar sua ausência entre os dias 1º e 10 de abril, na página oficial do Enem.

Calendário do Programa

Pedido de isenção: 1º a 10 de abril

Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril

Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril

Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril

Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.