Maior avião do mundo faz seu primeiro voo

A maior aeronave do mundo, a Stratolaunch, fez seu primeiro vôo nesse sábado (13). A Stratolaunch tem um design de fuselagem dupla e envergadura de asas de 117 metros, maior do que o comprimento de um campo de futebol americano (110 metros). O avião tem comprimento de 73 metros.

O vôo aconteceu no Deserto de Mojave, Califórnia (EUA). A Stratolaunch alcançou uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, e voou durante 2 horas e meia, a uma altitude de até 17.000 pés.

O objetivo final da aeronave Stratolaunch é servir como uma plataforma de lançamento móvel para veículos espaciais, que permitirá acesso mais fácil ao espaço aéreo. O avião tem capacidade de carga de 226 quilos.

Jean Floyd, CEO da Stratolaunch, classificou esse primeiro voo como “fantástico”. “O voo de hoje promove nossa missão de fornecer uma alternativa flexível aos sistemas de lançamento no solo”, disse.

O voo serviu para os pilotos realizarem uma série de manobras de controle de vôo para calibrar a velocidade e testar sistemas.

A Stratolaunch foi fundada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft com Bill Gates. Allen morreu em outubro de 2018 e não viu seu avião em ação no ar.

Revista Planeta

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.