Profissionais qualificados buscam assessoria como diferencial na transição de carreira

Uma pesquisa recente revela que a população ocupada do Estado de São Paulo apresenta níveis de instrução mais elevados do que os observados em todo o País. Um total de 62% dos trabalhadores possui 11 ou mais anos de estudo, em contraponto aos 50% da média nacional segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Estado de São Paulo concentra 34,4% do valor da transformação industrial (VTI) brasileiro, somando cerca de R$ 376 bilhões, também de acordo com o IBGE e teve um crescimento de 0,3% na indústria, um crescimento muito pequeno equiparado com a taxa de desemprego, que é a maior dos últimos 7 anos e chega aos 12,4 milhões de desempregados no país.

A perspectiva de otimismo, que começou a ser desenhada no segundo semestre de 2018 não conseguiu se manter nos primeiros momentos de 2019. Com a taxa de desemprego em alta e o atraso na aprovação das reformas políticas, o consumo apresentou desempenho negativo em fevereiro, é o que aponta a pesquisa Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar, É neste momento que a busca por uma posição profissional que faça sentido, se torna mais desafiador, e quem busca por auxílio profissional sai na frente. Acompanhando grandes executivos que passam por uma transição de carreira ao longo de quase duas décadas, Neiva Gonçalves, vice-presidente da Success People, empresa paulistana de gestão e desenvolvimento de pessoas, entende o motivo pelo qual, muitas vezes um executivo altamente qualificado, se vê perdido na busca por uma transição que faça sentido. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a tecnologia marca sua presença, somado a modernidade, que abre espaço para posições estratégicas todos os anos.

Então, o que fazer quando se está em um processo de transição de carreira? Primeiramente é importante entender claramente seus objetivos e suas competências, estar estrategicamente preparado e direcionado assertivamente, para posições que façam sentido com a sua transição. E está aí, o segredo para uma virada profissional, um plano para alcance de metas e objetivos.

De acordo com Luciano Mello, Vice presidente de estratégias da Success People, executivos que ocuparam os maiores cargos de empresas, necessitam de coaching especifico como parte de um plano de carreira, estando ou não em transição, pois trata-se de buscar novas dinâmicas e conquistas.

Marcelo Ribeiro, profissional que contratou a assessoria e participou do processo de transição de carreira na Success People aprovou e destaca a eficiência do mesmo: “Fiquei positivamente impressionado com a dedicação, comprometimento e o profissionalismo do trabalho. Fui orientado de forma que tivesse uma nova visão do mercado e de minha carreira onde somente colhi frutos após diversos conselhos.” Assim como Marcelo, a Success auxilia executivo de diversos níveis a transformarem um momento de transição em uma nova oportunidade. E este, pode ser o seu grande momento.

Exame

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.