Mergulhadores retiram 1,5 tonelada de lixo do mar e quebram recorde

Vitor Paiva

Enquanto muitos recordes batidos trazem alegria para quem os alcança, outros se pronunciam como preocupantes realidades para a humanidade e o planeta. É o caso do marco estabelecido há poucos dias por um imenso grupo de mergulhadores em uma praia da Flórida, nos EUA, e reconhecido pelo Guinness, o Livro dos Recordes: a reunião de 633 mergulhadores para limpar as águas próximas ao píer da praia de Deerfield tornou-se o maior grupo a conduzir uma limpeza subaquática no mundo.

Ocorrida no último dia 15, a limpeza retirou do mar mais de 9 mil peças de lixo marítimo, num total de mais de quase 1,5 toneladas de resíduos em geral, e quase 30 quilos de restos de redes de pesca. Todo o lixo será reciclado pela cidade, que já garantiu que qualquer eventual disposição dos resíduos será feita de forma ecologicamente correta.

A limpeza é um evento anual, realizado pela empresa Dixie Divers, eque reúne mergulhadores de todo o mundo – incluindo o Brasil. O evento desse ano celebrou a 15a edição da limpeza em Deerfield, e durou cerca de duas horas. O local onde a limpeza aconteceu possui uma abundante vida marinha, constantemente ameaçada pela presença de todo esse lixo, em especial detritos de pesca e peças plásticas.

Veja mais no site Hypeness

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.