AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Astronauta é a primeira mulher a ir até ponto mais fundo da Terra

PEDRO FREITAS

Uma antiga astronauta da NASA entrou para a história ao mergulhar 11 quilômetros para se tornar a primeira mulher na história a chegar no ponto mais profundo conhecido no planeta. Durante o sábado (6), Kathy Sullivan foi até a região de Guam — ilha dos EUA localizada na Oceania —, onde encarou a chamada Depressão Challenger.

O desafio faz parte de uma série de missões denominada de “Anel de Fogo” (Ring of Fire em inglês) comandadas pela empresa Caladan Oceanic. Além de ser a primeira mulher e oitava pessoa a encarar as profundezas do oceano Pacífico, aos 68 anos de idade, Sullivan também foi a primeira mulher a caminhar no espaço em uma viagem da NASA no ano de 1984.

Em 1978, Sullivan fez parte de uma das primeiras equipes de astronautas da NASA a incluir mulheres. E antes disso ela já havia participado de uma das primeiras missões submarinas utilizadas para estudar o processo vulcânico responsável pela formação da crosta oceânica.

Veja também:

Cadastro para o Auxílio Emergencial pode ser feito nas agências dos Correios

Bioparque da Amazônia recebe novos moradores neste período de pandemia

Amapá tem 15.166 casos confirmados, 10.700 em análise laboratorial, 7.095 pessoas recuperadas e 303 óbitos

Além de astronauta, Sullivan também é uma oceanógrafa naval e geóloga aposentada. Durante o treinamento para a viagem à Depressão Challenger, a recordista recebeu um treinamento em robótica para conseguir operar uma garra mecânica capaz de recolher amostras do solo do oceano.

Em seu tempo na NASA, Sullivan orbitou a 615 quilômetros da Terra, ajudou na implantação do telescópio espacial Hubble e durante 3 horas e 29 minutos realizou uma demonstração de como funciona o reabastecimento de um satélite – o que lhe deu o recorde de primeira mulher a caminhar no espaço.

Veja mais no Mega Curioso

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: