AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Variedade de frutas contribui para hidratação e alimentação saudável

Abacaxi, manga, melancia, uva, laranja e abacate ajudam a manter uma dieta equilibrada durante a estação

Janeiro e fevereiro são marcados pelo período de férias. Manter hábitos saudáveis, principalmente em período de descanso, é essencial. A alimentação também deve ser aliada da estação mais quente do ano. A variedade de frutas no cardápio ajuda a amenizar a sensação térmica e a hidratar-se no verão. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, recomenda alimentos que não podem faltar para uma dieta equilibrada, como abacaxi, manga, melancia, uva, laranja e abacate.

O abacaxi está entre as frutas queridinhas da estação, além de refrescante, é um excelente diurético e facilita na perda de peso. Rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio, potássio e bromelina, ajuda na prevenção de gripes, tosses e resfriados, controla a coagulação sanguínea, melhora a saúde bucal, o sistema digestivo e a visão, além de prevenir contra envelhecimento celular, asma e Alzheimer. “Também é um bom aliado para a prática de esportes, reduz câimbras, regula a tireóide e evita a fadiga”, afirma Letícia.

A manga é rica em vitaminas A e C, magnésio, potássio, mangiferina, canferol, ácido benzóico e fibras. O consumo regular melhora o funcionamento do sistema digestivo, auxilia no controle da glicemia, reduz o colesterol ruim, protege contra infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral, combate a gastrite e é responsável pela produção de glóbulos brancos, que fortalece o sistema imunológico. “Essa fruta pode ser ingerida de diversas formas, desde sucos, geleias, vitaminas até molhos. Porém, contém muitas calorias, por isso deve ser consumida moderadamente para quem precisa perder peso”, destaca a nutricionista.

Veja também:
Assistentes sociais também desempenham papel importante na pandemia; confira
Aprovado auxílio emergencial em 2021 para novo grupo; veja quem recebe
Relatório da ONU alerta para aumento de extremismo durante pandemia

Composta aproximadamente por 90% de água, a melancia auxilia na hidratação do organismo. Também combate o colesterol, melhora o funcionamento do intestino, dos rins, dos nervos e dos músculos, protege a visão e o coração, ajuda no combate da anemia, fortalece ossos e cabelos e auxilia na prevenção do câncer. “Todos esses benefícios são resultados dos diversos nutrientes que a fruta possui. Ela é rica em vitaminas A e C, sais minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio, e licopeno”, explica Letícia.

Outra fruta encontrada na região, principalmente devido à produção de vinhos no sul do País, é a uva. Ela é rica em vitaminas A, C, E e K, cálcio, ferro e potássio. Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução da pressão arterial. Também melhora as funções hepáticas do fígado e da flora intestinal, diminui os riscos de doenças renais, fortalece o sistema imunológico e a memória.

Veja mais no site Agrolink

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: