Atividades físicas para quem não gosta de academia

Você sabe que precisa praticar exercícios físicos para evitar uma série de doenças, aumentar sua longevidade e ter uma qualidade de vida melhor, mas você simplesmente detesta a academia, os aparelhos e as repetições infinitas e não consegue manter uma rotina de treinos.

Embora os treinos na academia tragam muitos benefícios, eles não são os únicos a proporcionar diversas vantagens ao seu corpo e à sua saúde. Conheça 10 atividades físicas que não requerem que você frequente uma academia tradicional e ainda vão te fazer muito bem:

  1. Natação – Se você busca uma atividade física para movimentar o corpo inteiro e ainda melhorar sua capacidade respiratória, saiba que a natação é uma excelente alternativa à academia.

Esse exercício fortalece os grupos musculares dos membros superiores, inferiores, costas e peitoral, além de desenvolver a coordenação motora e a flexibilidade ao mesmo tempo em que causa baixo impacto às articulações. Para quem quer emagrecer, vale mencionar que uma hora de natação em ritmo moderado queima cerca de 500 calorias.

  1. Hidroginástica – Apesar de ser um exercício completo, a natação pode exigir um condicionamento físico que você ainda não tem. Nesse caso, a dica é fazer aulas de hidroginástica, que hoje em dia não são mais exclusividade da terceira idade, embora esses praticantes ainda sejam a maioria.

Os movimentos ajudam a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, fortalecem o sistema cardiovascular e promovem o relaxamento. Além disso, a hidroginástica costuma ser recomendada para pessoas com problemas nas articulações, pois a água evita o impacto e o desgaste.

  1. Corrida – Você reparou que o número de praticantes de corrida vem aumentando nos últimos anos? Isso não é à toa, pois essa atividade fortalece os músculos das pernas, melhora a capacidade respiratória e cardiovascular e promove uma queima de gordura significativa.

Além disso, a corrida estimula a liberação de hormônios ligados à sensação de bem-estar, ajudando a combater sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Veja também:
Sebrae premiará projetos com foco em educação empreendedora
Repescagem da vacina contra Covid-19 oferta a 1ª dose para pessoas de 12 anos + nesta terça-feira (14)
MPF lança processo seletivo de estagiários de nível superior no Amapá

  1. Caminhada – Você ainda não consegue correr ou não pode causar tanto impacto às suas articulações, mas gostaria de praticar uma atividade física ao ar livre? Então você também pode optar pela caminhada, um exercício superdemocrático que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Embora o gasto calórico seja menor do que na corrida, a caminhada também melhora a circulação e a respiração, deixa você mais disposta e relaxada e ainda diminui os riscos de osteoporose, hipertensão, diabetes, AVC e infarto.

  1. Dança – As aulas de dança são divertidas, fortalecem o sistema cardiorrespiratório, desenvolvem a coordenação motora e o equilíbrio e tonificam os músculos. Além disso, essa é uma atividade física que permite conhecer novas pessoas, melhora a autoestima e ajuda a diminuir a ansiedade, contribuindo para seu bem-estar físico e mental.

Veja mais no TNH1

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.